Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 14:53

    Imprimir


Em meio a mais uma crise política provocada pelo envolvimento de petistas na compra de um dossiê contra tucanos, o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou seis ministros para falar das realizações do governo e dirimir dúvidas sobre a eficiência de sua gestão em comício na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

"Fiz questão de pedir que os ministros, sobretudo os mineiros, falassem, porque estamos a uma semana das eleições, mas ainda tem gente fazendo debate, será que o Lula vai ser bom?", afirmou Lula na cidade com o terceiro maior colégio eleitoral de Minas Gerais (cerca de 370 mil eleitores).

Os ministros Fernando Haddad (Educação), Walfrido dos Mares Guia (Turismo), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Luiz Dulci (ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência), Orlando Silva (Esportes) foram escalados por Lula para discursos curtos a uma multidão de 4 mil pessoas aglomeradas debaixo de um forte sol do meio-dia, segundo números dos organizadores.

O ministro Hélio Costa (Comunicações) e o vice-presidente, José Alencar, ambos mineiros como Walfrido, Ananias e Dulci, fizeram discursos mais longos antes da fala de Lula.

No palanque também estavam Tarso Genro, ministro das Relações Institucionais, e o novo coordenador da campanha à reeleição, Marco Aurélio Garcia, além do candidato do PT ao governo do Estado, ex-ministro Nilmário Miranda, e outras lideranças petistas.

Lula pediu aos presentes que discutissem e perguntassem aos professores da cidade — famosa por ser um centro de muitas universidades — se os oito anos do governo anterior fizeram mais por Minas Gerais na área de Educação do que os quatro anos de governo Lula, mesmo com o Estado tendo um governador tucano, e lamentou a desinformação em relação aos atos do governo.

"Gente, eu tô vendo que as pessoas estão desinformadas, eu tô vendo ali um jovem com uma placa do FMI, e o FMI está fora do Brasil já faz dois anos", disse.

O presidente pediu a compreensão dos militantes que sofriam debaixo do sol, enquanto a imprensa e os políticos se resguardavam na sombra dos palanques montados.

"Nós começamos a primavera e nós não temos que temer um pouco de sol porque é a fotossíntese que vai produzir as flores bonitas que vocês vão dar de presente às namoradas" disse, antes de passar a palavra aos ministros.

VÍTIMA DO PT Sem mencionar o escândalo envolvendo petistas e assessores próximos do presidente na compra de um dossiê contra políticos tucanos, José Alencar e Hélio Costa defenderam Lula das acusações de que teria conhecimento de operações ilegais.

"Eu estou lá, ao lado dele, e vejo tudo. E sei que ele tem sido vítima de alguns erros de até companheiros, (...) erros imperdoáveis, mas esses erros não vão atingir a sua honrabilidade, porque o povo não vai permitir isso", disse Alencar.

"Lula é como fermento, quanto mais bate, mais sobe", afirmou Costa.

O presidente chegou às 10h30 na cidade e foi recebido por autoridades e militantes no aeroporto, para quem distribuiu autógrafos, recebeu presentes e prometeu fotos.

O prefeito Odelmo Leão (PP), que apóia o candidato tucano Geraldo Alckmin, não compareceu à recepção a Lula.

Após o comício no centro da cidade, o presidente candidato embarcaria de volta a São Paulo, onde esteve na noite de sexta-feira.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273864/visualizar/