Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 19:19

    Imprimir


Um vasto banco de dados sobre a história da Educação Mato-grossense foi apresentado pelas editoras Central de Texto e Universitária – EdUFMT na segunda edição da Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro. A coletânea “Educação & Memória” organizada pelos professores Nicanor Palhares Sá e Elizabeth Madureira Siqueira resulta de 13 anos de pesquisa do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória – GEM. Os convidados que prestigiaram o lançamento da coletânea se surpreenderam com a amplitude do trabalho.

Disposta em quatro livros, a coletânea reúne um levantamento institucional disposto nas temáticas: Escola Normal de Cuiabá; Asilo Santa Rita, Grupos Escolares e Profissão Docente. “Ao longo de 13 anos de trabalho, nós levantamos todos os documentos da história da Educação, fizemos muitas entrevistas com antigos educadores, inclusive com a professora Maria Lúcia Muller, que viveu três séculos”, relata o professor Nicanor Palhares.

O impacto das informações compiladas no sistema de ensino, avalia o organizador, ocorrerá a longo prazo. “A história da Educação é menos imediatista. De forma mais imediata, esse estudo contribui para a formação do educador. Conhecer as falhas e o desempenho dos antigos educadores, sem dúvida, é a principal contribuição porque serve para o planejamento do profissional. E ele vai tomar as decisões mais acertadas”, analisa.

Para o escritor Gabriel de Mattos, mestre em Educação, a demora colabora para mudanças mais sólidas, mas lamenta que falta disposição das autoridades para reavaliar dispositivos testados sem sucesso ao longo da história. “Infelizmente, esse tipo de reflexão não está chegando ao poder. Quem assume os cargos, precisa estar ciente do que já foi feito”, adverte.

O conjunto das obras, editado e publicado pelas editoras Central de Texto e Universitária – EdUFMT, permite ao leitor recapitular marcos da história da Educação mato-grossense e analisar a importância da documentação escrita, fotográfica e de documentos oficiais para a história da Educação no Estado.

GEM O trabalho do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória – GEM teve início há 13 anos. Neste trabalho, especificamente, foram reunidos os textos dos professores Elizabeth de Sá Poubel Silva, Ivone Goulart Lopes, Regina Aparecida Versoza Simião e Rosinete Maria dos Reis. Na coletânea, eles se propuseram a recuperar a atuação de antigos professores, administradores e funcionários que participaram do sistema de ensino, nos séculos 19 e 20.

O grupo é formado por professores e alunos da prós e da graduação do Instituto de Educação da UFMT. Os trabalhos estão sob vice e coordenação dos professores Elizabeth Madureira, reconhecidamente uma das maiores pesquisadoras da História de Mato Grosso, e Nicanor Palhares de Sá.

O banco de dados sobre a Educação do Estado está disponível na sala 63, no 3º andar do IE. A coletânea de livros “Educação & Memória” pode ser adquirida do estande Carrión & Carracedo Editores Associados, na Literamérica, e em todos os pontos de venda da editora Central de Texto.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274024/visualizar/