Repórter News - reporternews.com.br
Coletânea sobre a história da educação mato-grossense é apresentada
Um vasto banco de dados sobre a história da Educação Mato-grossense foi apresentado pelas editoras Central de Texto e Universitária – EdUFMT na segunda edição da Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro. A coletânea “Educação & Memória” organizada pelos professores Nicanor Palhares Sá e Elizabeth Madureira Siqueira resulta de 13 anos de pesquisa do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória – GEM. Os convidados que prestigiaram o lançamento da coletânea se surpreenderam com a amplitude do trabalho.
Disposta em quatro livros, a coletânea reúne um levantamento institucional disposto nas temáticas: Escola Normal de Cuiabá; Asilo Santa Rita, Grupos Escolares e Profissão Docente. “Ao longo de 13 anos de trabalho, nós levantamos todos os documentos da história da Educação, fizemos muitas entrevistas com antigos educadores, inclusive com a professora Maria Lúcia Muller, que viveu três séculos”, relata o professor Nicanor Palhares.
O impacto das informações compiladas no sistema de ensino, avalia o organizador, ocorrerá a longo prazo. “A história da Educação é menos imediatista. De forma mais imediata, esse estudo contribui para a formação do educador. Conhecer as falhas e o desempenho dos antigos educadores, sem dúvida, é a principal contribuição porque serve para o planejamento do profissional. E ele vai tomar as decisões mais acertadas”, analisa.
Para o escritor Gabriel de Mattos, mestre em Educação, a demora colabora para mudanças mais sólidas, mas lamenta que falta disposição das autoridades para reavaliar dispositivos testados sem sucesso ao longo da história. “Infelizmente, esse tipo de reflexão não está chegando ao poder. Quem assume os cargos, precisa estar ciente do que já foi feito”, adverte.
O conjunto das obras, editado e publicado pelas editoras Central de Texto e Universitária – EdUFMT, permite ao leitor recapitular marcos da história da Educação mato-grossense e analisar a importância da documentação escrita, fotográfica e de documentos oficiais para a história da Educação no Estado.
Disposta em quatro livros, a coletânea reúne um levantamento institucional disposto nas temáticas: Escola Normal de Cuiabá; Asilo Santa Rita, Grupos Escolares e Profissão Docente. “Ao longo de 13 anos de trabalho, nós levantamos todos os documentos da história da Educação, fizemos muitas entrevistas com antigos educadores, inclusive com a professora Maria Lúcia Muller, que viveu três séculos”, relata o professor Nicanor Palhares.
O impacto das informações compiladas no sistema de ensino, avalia o organizador, ocorrerá a longo prazo. “A história da Educação é menos imediatista. De forma mais imediata, esse estudo contribui para a formação do educador. Conhecer as falhas e o desempenho dos antigos educadores, sem dúvida, é a principal contribuição porque serve para o planejamento do profissional. E ele vai tomar as decisões mais acertadas”, analisa.
Para o escritor Gabriel de Mattos, mestre em Educação, a demora colabora para mudanças mais sólidas, mas lamenta que falta disposição das autoridades para reavaliar dispositivos testados sem sucesso ao longo da história. “Infelizmente, esse tipo de reflexão não está chegando ao poder. Quem assume os cargos, precisa estar ciente do que já foi feito”, adverte.
O conjunto das obras, editado e publicado pelas editoras Central de Texto e Universitária – EdUFMT, permite ao leitor recapitular marcos da história da Educação mato-grossense e analisar a importância da documentação escrita, fotográfica e de documentos oficiais para a história da Educação no Estado.
Fonte:
Gazeta Digital
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274033/visualizar/
Comentários