Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 17:11

    Imprimir


Beirute, 22 set (EFE).- O Exército israelense se retirou hoje de duas posições que ocupava no sul do Líbano, anunciou o comandante da Força Interina das Nações Unidas (Finul), general Alain Pellegrini.

Em comunicado, Pelligrini disse que Israel abandonou uma posição que tinha ao sul da localidade de Nakura, além de uma outra no setor central da fronteira entre os dois países.

"Os batalhões indiano e ganês erguerão pontos de controle e efetuarão patrulhas" para confirmar a retirada a fim de que o Exército libanês possa posicionar-se amanhã nas áreas desocupadas.

Pelligrini manifestou sua satisfação pela retirada e disse que esperava que isso acontecesse no restante das áreas ocupadas "antes do final do mês".

"Com o apoio da Finul, o Exército libanês poderá tomar o controle total do sul do Líbano, compreendido na linha azul", marcada pela ONU para certificar a retirada israelense da região, em maio de 2000, após 22 anos de ocupação.

Israel tinha anunciado que se retiraria hoje das áreas que ocupou durante sua ofensiva militar entre 12 de julho e 14 de agosto, mas adiou a saída de suas tropas alegando problemas logísticos.

O ministro da Defesa do Líbano, Elias Murr, advertiu na noite desta quinta-feira que se Israel não retirar suas tropas no prazo de uma semana, o país árabe apelará ao Conselho de Segurança da ONU.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274041/visualizar/