Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 15:23

    Imprimir


Pescadores mato-grossenses, de outros Estados e até de outros países estarão reunidos neste fim de semana em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) para participarem da última etapa do 3ª Campeonato Estadual de Pesca (CEP-MT) e de um dos maiores eventos de água doce do mundo: o 27° Festival Internacional de Pesca (FIP).

A pescaria será no rio Paraguai, a 20 km do centro da cidade. Amanhã (23), a partir das 8h, será a competição infanto-juvenil. Em seguida o público poderá participar de uma série de atividades que fazem parte da programação do FIP, como campeonatos de futebol de areia, de truco espanhol, de bozó, competições de corrida de caiaque, palestras sobre “Pesque e Solte”, dentre outras.

No domingo (24), a largada da pesca embarcada será às 8h, com previsão de término para às 17h. Para aqueles que não irão pescar, a programação de jogos e campeonatos permanecem, com shows culturais e artesanato na praça Barão do Rio Branco.

Este ano o número de etapas do Campeonato de Pesca aumentou de 20 para 37, em comparação ao ano passado. Mais de 1.000 equipes, oriundas de 71 municípios mato-grossenses, se inscreveram no evento. Participaram também equipes de outros estados como Tocantins, Rio Grande do Sul, Goiás, Rondônia e Minas Gerais. Para a final a expectativa é de que participem 350 equipes. No ano passado competiram 290, sendo 250 masculinas e 40 femininas.

Em conseqüência do maior número de etapas, cresceu também a participação das mulheres nas pescarias, confirmando que a pesca esportiva tem mudado o perfil dos adeptos deste esporte.“O terceiro maior peixe pescado no CEP deste ano, um cachara de 100 centímetros, foi capturado por uma mulher na etapa de Vila Bela da Santíssima Trindade”, conta o árbitro Claumir Muniz.

A diversidade de peixes nos rios mato-grossenses também contribuiu para o bom desempenho dos pescadores nas competições. Segundo Muniz, mais de 2.500 peixes foram capturados e soltos no rio. “Somente em Barra do Garças foram 325 peixes”, afirma.

Para a secretária de Desenvolvimento do Turismo Yêda Marli de Oliveira Assis, este ano o evento teve maior aceitação nos municípios. “Para o ano que vem teremos que estudar uma maneira de fazer uma seleção, porque a procura foi muito grande”, frisa.

O circuito de pesca mato-grossense movimenta mais de 100.000 pessoas. A média de público este ano aumentou de 30% a 40% com relação ao ano passado, segundo o coordenador do CEP, Geraldo Donizetti Lúcio. “Os municípios melhoraram a infra-estrutura para receber os turistas e isso contribuiu para o bom desempenho das competições”.

PROPOSTAS CEP

O Campeonato Estadual de Pesca é uma iniciativa do Estado de Mato Grosso através da secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), em parceria com as secretarias Estaduais de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Esporte e Lazer (Seel-MT).

Um dos objetivos do evento é a promoção e divulgação das potencialidades turísticas do Estado, estimulando os pescadores a viajarem por Mato Grosso e, conseqüentemente, promoverem o turismo interno. Aumentar a oferta de trabalho e renda para a população mato-grossense, bem como conscientizar para a preservação do meio ambiente, por meio do “pesque-e-solte” – prática de devolver o peixe com vida no rio logo após a captura – também fazem parte das propostas do CEP.

PREMIAÇÃO

O grande vencedor do Campeonato Estadual de Pesca ganhará um carro zero quilômetro. Para o segundo colocado o prêmio será um motor de popa 15hp e para o terceiro, um barco de alumínio de seis metros.





Fonte: Da Reportagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274066/visualizar/