Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 14:59

    Imprimir


Esse fim de semana acontece em Goiânia (GO) mais um festival brasileiro de bandas independentes. O Vaca Amarela, já em sua quinta edição consecutiva, contará com 22 bandas, que tocarão nesta sexta e sábado.

Dezoito delas são da forte cena goianiense e mais quatro “importadas”: Rogério Skylab(RJ), Ludovic(SP), Porcas Borboletas(MG) e Macaco Bong (MT).

A banda de Instrumental cuiabana tocará amanhã, dia 23, junto a outras onze bandas. Entre elas, Violins, Johnny Suxxx and the Fucking Boys e Ludovic.

O Festival – dessa vez realizado num espaço maior (Clube Social Feminino) devido ao aumento da demanda de público – é organizado pela Fósforo Records, que atua em parceria com a Cubo Discos na distribuição de bandas do Circuito Fora do Eixo.

Fora do Eixo - Contextualizando, o Circuito Fora do Eixo é uma organização de bandas, produtores, selos, jornalistas e agentes culturais de qualquer espécie que decidiram não mais esperar pela atenção da grande mídia ou pela iniciativa das grandes gravadoras e resolveram se articular em favor daqueles excluídos das benesses culturais: os estados situados nas regiões fora do eixo Rio-São Paulo. Assim sendo, os festivais acabam se tornando o principal ponto de encontro para debates entre os representantes do Circuito (além, claro, da Internet).

No Festival Vaca Amarela, não será diferente. Estarão presentes por lá produtores de diferentes estados brasileiros, cada um representando a sua cena. Estão confirmados para as reuniões nomes como Talles Lopes e Adreana Oliveira (MG), Gustavo Andrade e Rafael Bertuol(TO) e Pablo Capilé(MT). Isso sem contar os integrantes das bandas e o próprio pessoal organizador do festival, a equipe da Fósforo Records.

Espaço Cubo - Além de participar dos debates, a equipe de trabalho do Espaço Cubo vai ainda além em sua participação no Festival. Viajando em equipe, o Instituto vai à Goiânia também para estabelecer contatos, trocar tecnologia com os representantes de outros festivais fora do eixo que lá estarão e realizar a cobertura do Vaca Amarela.

A “caravana” conta ainda com Ahmad Jarrah, coordenador da frente gestora Próxima Cena, núcleo de audiovisual do Espaço Cubo. Além da cobertura em vídeo do Festival, a Próxima Cena também registrará imagens para o documentário da Cubo Discos, a ser lançado em novembro. Aproveitando a câmera na mão e a idéia na cabeça, a Próxima Cena contatou estúdios, bandas e locais de eventos goianos para gravar entrevistas e matérias para o Web Tv Fora do Eixo, programa “televisionado” que estreou semana passada no Portal Loaded-e-Zine (www.loaded-e-zine.com).

Macaco Bong - O Macaco Bong é uma banda que, musicalmente, vai do rock ao fusion, tendo como desafio a elaboração dos arranjos, sendo sua característica básica a subversão das divisões rítmicas e harmônicas, com melodias baseadas no simples e bem feito. Músicas viscerais fazem parte do repertório, com a execução de arranjos coesos e pulsantes. As influências são as mais diversas, passando da simplicidade do grunge à mistura de jazz com música brasileira.

No relativamente curto espaço de um ano, a banda se apresentou em importantes festivais em vários e diferentes estados brasileitos, tais como o Calango[MT], Goiânia Noise[GO], Primeiro Campeonato Mineiro de Surf[MG], Grito Rock [MT], MADA[RN], PMW Festival[TO], e Laboratório Pop[RJ]). Ainda nesse espaço de um ano, a banda foi indicada ao Prêmio Dynamite de Música Independente (concorrendo na categoria Destaque Regional. A votação aconteceu no site www.dynamite.com.br/premio.

Elogiados por diversos veículos de comunicação brasileiros (como Rn Rock, Coquetel Molotov, Laboratório Pop e Dynamite, citando apenas os de internet). O site Laboratório Pop, por exemplo, em sua cobertura do MADA - Música Alimento da alma(RN), coloca Bruno Kayapy, guitarrista da banda, como o guitar hero, que "em 20 minutos passou por cima da vanguarda estabelecida na primeira noite do MADA 2006".

Atualmente a banda vive um momento especial. Após a repercussão nacional gerada devido aos festivais dos quais participou, o Macaco Bong se encontra em estúdio na gravação de seu segundo CD. O primeiro, um trabalho “demo” com 3 músicas, foi distribuído pela primeira vez também em Goiás no ano passado, quando na ocasião do 11º Goiânia Noise Festival. As músicas desse álbum podem ser todas ouvidas e adquiridas no site www.tramavirtual.com.br/macaco_bong.

Entre as novidades, além do CD, o Macaco Bong tem shows agendados para outros festivais importantes no Circuito Fora do Eixo, entre eles o Demosul (Londrina-PR, 17 a 25 de outubro) e Varadouro (Rio Branco-AC, 20 e 21 de outubro). Além disso, a Próxima Cena – núcleo audiovisual do Espaço Cubo – disponibilizou no site You Tube (www.youtube.com) vídeos do Macaco Bong em shows em festivais como o Grito Rock(MT) e também da recente apresentação a banda no Teatro do Sesc Arsenal.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274070/visualizar/