Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 14:10
Por: Paula de Bortoli

    Imprimir


Entre os muitos eventos da semana do turismo deste ano está a sessão solene desta sexta-feira (22.09), presidida pelo vereador Francisco Vuolo (PPS), na Câmara Municipal de Cuiabá. Vuolo, que já desempenhou o cargo de secretário municipal de Turismo na Capital, disse que a Câmara têm em frente as suas instalações a marca turística do Estado de Mato Grosso, que é O Centro Geodésico da América do Sul.

"Esta sessão contou com a aprovação unânime dos vereadores e dá um parâmetro da importância do setor", afirmou o vereador. Na oportunidade, empresários, autoridades, e profissionais de várias categorias do trading turístico foram homenageados por não medirem esforços para o desenvolvimento desta área em Mato Grosso.

O vereador Francisco Vuolo disse que o foco do turismo é muito importante, destacando o São Gonçalo Beira Rio. "Um local que além da beleza trás empregos a população da região. Os investimentos do Governo do estado em infra-estrutura devem ser lembrados".

"Nós acreditamos que os turistas já tem outra visão do potencial da cidade com a melhoria dos eventos e dos pontos que foram melhorados como o Museu do Rio e outros que tem recebido a atenção do poder púbico do município", disse o vereador.

Para o aumento dos investimentos na cadeia produtiva a prefeitura reduziu a carga tributária do ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza) para o setor turístico de 5% para 2%. Mesmo assim, alguns segmentos como o de locação de veículos conforme informações do empresário do setor Rissao Shimada, um dos homenageados pela Câmara, não houve crescimento real na locação de veículos este ano em Mato Grosso.

Rissao afirmou que a crise do agronegócio trouxe repercussão negativa para o setor do turismo como um todo, mas neste segmento de locação de veículos, houve neste primeiro semestre uma redução entre 5% e 8% em relação ao mesmo período de 2005. O empresário disse ainda que não há perspectiva de melhora até o final deste ano no setor, mas há otimismo por parte dos empresários quanto ao desenvolvimento do turismo nos próximos anos.

Jaime Okamura, diretor de turismo do município de Cuiabá, repetiu o que tem falado durante as solenidades da semana, de que o poder público e a iniciativa privada vão vencer as dificuldades e melhorar o setor, com isso o incremento do desenvolvimento na Capital.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274083/visualizar/