Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 15:14
Por: Edimar santos

    Imprimir


Foi formada na manhã da última quarta-feira, 20, em Campo Novo do Parecis, a comissão censitária municipal que fará o acompanhamento do censo agropecuário e populacional que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, realizará a partir de abril de 2007 em todo o país.

A comissão é formada por seis membros, mas apenas dois representam entidades não-governamentais. De acordo com o secretário municipal de Governo, Antônio de la Bandeira mais de onze entidades foram convidadas. “Infelizmente apenas duas compareceram”, lamentou o secretário.

O trabalho das comissões, que estão sendo implantadas em todos os municípios com estimativa populacional de até 170 mil habitantes, é auxiliar o IBGE durante a etapa de coleta de dados do censo. Nesta edição do censo as comissões atuarão também na fase de preparo dos mapas e cadastros que servirão para orientar os recenseadores em campo e que serão usados ainda na divulgação de resultados.

Para o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, é fundamental o auxílio das comissões para que sejam corrigidas eventuais inconsistências no mapeamento e no esclarecimento de dúvidas a respeito da localização de bairros, vilas, povoados e assentamentos. As comissões terão ainda papel importante auxiliando no preparo da infra-estrutura e na execução da coleta de dados, que será feito por pessoas do município contratadas através de concurso público.

Censo Agropecuário - As informações produzidas com o censo agropecuário vão orientar as decisões de diversos setores da sociedade, ampliando o conhecimento das transformações, da utilização de novas tecnologias no campo e de seu impacto no meio-ambiente.

Contagem da População - A outra pesquisa do IBGE é a contagem da população em municípios com até 170 mil habitantes. Ela vai abranger cerca de 30 milhões de domicílios, onde vivem aproximadamente 99 milhões de pessoas, e fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.

O fundo é o dinheiro que a União repassa para que os municípios possam investir na melhoria de vida dos seus habitantes. Em alguns deles é a maior fonte de recursos. E a quantia que cada cidade recebe do Governo Federal é calculada a partir de faixas de população. Os municípios com até 170 mil habitantes serão contados justamente porque são afetados com os resultados da contagem, que permitirá colocá-los na faixa adequada.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274321/visualizar/