Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 11:37

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará uma nova contagem habitacional em todo o país e as comissões de apoio em todo o Estado já começam a ser formadas. O trabalho pode ajudar a corrigir distorções na distribuição de verbas públicas.

Os números do IBGE mostram que Mato Grosso tem 2.856.999 habitantes, mas a distribuição dessa população entre os 141 município gera divergência. Como o número de habitantes interfere no Fundo de Participação do Município (FPM), muitos prefeitos têm se queixado dos dados oferecidos pelo IBGE. Por isso, o Instituto está discutindo com a sociedade e com os municípios a metodologia da pesquisa. No próximo ano será realizada a contagem populacional em todo o Brasil.

"É importante que os administradores públicos, aquelas pessoas que têm conhecimento de demografia, conhecimento da sua região e do seu próprio bairro, acompanhem os trabalhos do IBGE e façam parte também dessa comissão censitária municipal", disse o chefe da agência de pesquisas de Cuiabá, Aurélio Levi.

O IBGE fará também um censo agropecuário, uma pesquisa que vai mostrar o número exato do rebanho mato-grossense. Para o secretário de administração de Várzea Grande, José Marques Braga, os números são importantes para que o poder público possa planejar as ações. "Há um programa de modernização e o primeiro item que nós estamos implantando é o controle do município, qual é o seu tamanho, sua população, seus recursos. Nesse caso, o censo agropecuário é muito importante para a gente saber qual é o nosso Produto Interno Bruto (PIB)", afirma o secretário.

As comissões censitárias montadas para acompanhar as pesquisas também são compostas por representantes dos moradores, os mais interessados em uma contagem populacional exata. "Isso influencia no repasse do governo federal para o município, onde falta o dinheiro, falta a condição para se investir nas comunidades", diz o presidente da Associação de Moradores de Bairro, Matheus Magalhães.

Em Mato Grosso serão contratados 1.694 recenseadores, sendo 933 para área urbana e 761 para zona rural. Outros 456 profissionais para trabalhar na parte administrativa, somando 2.150 pessoas. Os salários vão variar entre R$ 600 e R$ 800, sendo que os recenseadores recebem também por produção. As inscrições para o concurso podem ser feitas entre os dias 18 e 27 de outubro, nos postos de agências credenciadas e nos Correios. Outras informações acesse o site www.ibge.gov.br.

O período de trabalho será de no máximo 10 meses para auxiliar censitário administrativo, 7 meses para o agente municipal e o agente censitário supervisor e 5 meses para recenseador.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274368/visualizar/