Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 15:39

    Imprimir


Menos de 70 segundos. Esse foi o tempo médio de votação na eleição simulada realizada na tarde de ontem (19) no município de Poconé (distante 100km da capital). Em uma hora 327 pessoas, entre alunos e comunidade, votaram, participando da simulação que faz parte do projeto "Urna Fácil, Voto Rápido", desenvolvido pelo Cartório da 4ª Zona Eleitoral. Para o evento, seis urnas eletrônicas foram disponibilizadas ao participantes e 15 alunos entre 14 a 17 anos foram treinados com mesários mirins. De acordo com o juiz eleitoral da 4ª ZE Edson Dias Reis o projeto está conseguindo atingir o seu objetivo que é a de redução do tempo de votação no município que é de 94 segundos e preparar os eleitores do futuro.

Com todas as características de uma eleição real, os alunos das escolas que participam do projeto se prepararam para a escolha de seus candidatos, para a elaboração das propostas de trabalho e à elaboração de toda a campanha de divulgação de seus candidatos. Jingles, cartazes, slogans e cabos eleitorais reforçaram a propaganda eleitoral dos 15 candidatos que disputavam o pleito simulado. As propostas em nada deixavam a desejar da realidade. Temas como melhorias na condição de saúde, educação, lazer e o primeiro emprego foram acentuados pelos candidatos mirins em suas propostas. Antes de abrir a votação à comunidade, cada candidato, devidamente caracterizado com o personagem histórico ou popular que representavam, teve um tempo para pedir votos aos eleitores presentes.

Estímulo: Para o estudante José de Jesus, 16, que representou o candidato à Presidência da República "Tiradentes", na eleição simulada realizada ontem (19) em Poconé, os jovens estão desestimulados para o exercício do voto devido a situação atual da política brasileira. O estudante ainda avalia como uma das causas para o desinteresse dos jovens, as promessas de campanha realizadas e não cumpridas pelos candidatos eleitos. Segundo ele, isso torna a juventude descrente em seus representantes e desanimados para participarem do processo eleitoral. "Projetos como esse acredito que incentiva os jovens a votarem", avaliou o estudante, referindo-se ao projeto "Urna Fácil, Voto Rápido".

Já o estudante João Carlos Costa de Arruda,10, se demonstrou preparado para enfrentar uma eleição. Após observar atentamente a apresentação de cada candidato, anotou os números dos escolhidos em sua "colinha" e votou pela primeira vez. Atento aos números e às fotografias dos candidatos que apareciam na tela da urna, ele foi confirmando um a um. Rápido na hora de votar, João Carlos aprovou a facilidade do aparelho eletrônico e principalmente da "colinha" que ele preparou para não se confundir na hora da votação. Quando indagado se sentiu dificuldades na hora de votar ele disse que "foi fácil e muito legal", referendando a aprovação com um sorriso.

Segundo a Chefe de Cartório da 4ª ZE, Daniela Rahuan, além do juiz eleitoral Edson Reis, do promotor Rinaldo Segundo, da Analista Judiciária Ana Paula Revelis Carvalho e do Técnico de Urna César Nunes Ramos, o projeto contou com a parceria das Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Professores, coordenadores e assessores pedagógicos, servidores das 21 escolas públicas participantes estiveram envolvidos no projeto, que teve início em agosto.




Fonte: TRE/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274552/visualizar/