Projeto de lei prevê criação da UNEMAT em Colniza
“Inúmeros são os exemplos de localidades que sofrem pela falta de profissionais de nível superior nas mais diversas áreas, tendo em vista a distância dos grandes centros e o alto valor dos cursos oferecidos pelas universidades particulares”, observou Riva.
Segundo o deputado, o pleito tem como objetivo tornar possíveis as condições para formar profissionais e atender as carências dos diversos setores profissionais do município e região norte.
Para Eliene, o campus da UNEMAT proporciona o acesso a cursos de nível superior àqueles que não têm condições de arcar com despesas de mudança para outra cidade que disponha de faculdades. “Daí a necessidade de se criar a UNEMAT em Colniza, com um mínimo de cursos, inicialmente, a serem escolhidos pela comunidade local”, disse Eliene.
Os parlamentares apresentaram também, um projeto de emenda à Constituição Estadual nº 010/2006, no qual pedem modificação à redação do Artigo 246, da Constituição Estadual, que passará, uma vez tendo sido aprovada, a responsabilidade do Estado para aplicar anualmente, 2,5% (dois e meio por cento) da Receita Corrente Líquida do Estado de Mato Grosso, na manutenção e desenvolvimento da UNEMAT.
“A iniciativa visa garantir recursos para procurar facilitar o acesso à formação acadêmica de nível superior aos jovens mato-grossenses”, afirmou Riva.
Comentários