Animais do Pantanal são destaque em livro didático
Segundo a professora Iraci cada letra do alfabeto é nome de algum animal do Pantanal. E o livro tem atividades que buscam despertar o interesse das crianças pela leitura de forma prazerosa, além de ensiná-las a ter consciência ambiental e conhecer a fauna do Pantanal Mato-Grossense. “A criança descobre as letras, aprende a formá-las, a interpretá-las e a descobrir o ambiente em que vive. Explorar as imagens dos animais nos livros, e identificar os bichos do Pantanal”, afirma.
O trabalho é interdisciplinar ligando as áreas de conhecimento. Utilizando a música, a geometria, a pintura e relacionando sempre com os bichos pantaneiros, que são palavras chaves nas atividades propostas no livro. Iraci ainda explicou que a idéia do livro surgiu a partir da necessidade de trabalhar a alfabetização de forma lúdica. E aponta a importância do professor ser um mediador que acompanhe todos os passos da criança. “O professor tem que estimular a curiosidade do seu aluno, conciliar o trabalho do livro com atividades externas para despertá-los para o conhecimento”, salienta.
A professora Terezinha chama a atenção para a originalidade da obra que busca, também resgatar a riqueza do Pantanal. “É um livro inédito na região. Fizemos algumas pesquisas e descobrimos que na nossa região ainda não foi produzido um material como este. Estamos emocionadas pela boa receptividade do nosso livro”, avalia.
Mas a professora Terezinha lamenta o fato de algumas escolas não darem a importância devida à educação ambiental, e, principalmente não trabalharem de forma lúdica suas atividades.
Para Soraya Oliveira, esta afirmação está correta. A escola onde sua filha Thamyres de seis anos estuda, o livro foi adotada, e segundo ela, o desempenho da criança tem sido muito eficiente. “Ela aprendeu a ler tão rápido e já lê muito bem. Acredito que o método utilizado por elas apressou bastante o processo de alfabetização. Ela reconhece os animais e adora”, comemora.
“Adoro o livro. Eu gosto de pintar, recortar, gosto de todos os animais que tem no livro”, disse Lucas Moura, de seis anos. A mãe de Lucas, Alessandra Moura, relata que a criança reconhece todos os animais que tem no livro, além de ler muito bem. “Todo lugar que a gente vai, se tem uma arara ele fala, o nome, até o nome científico, o que ele come. Estou gostando muito da metodologia”, afirma.
As autoras avisam que o livro foi doado para duas escolas municipais de Cuiabá desde o inicio deste ano. “A minha maior felicidade seria ver as crianças de escolas públicas tendo acesso ao livro”, confessa Iraci.
Comentários