Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 19:21
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Nesta segunda-feira (18.09) mais de 1.600 pessoas procuraram o ginásio de esportes da Escola Estadual “Liceu Cuiabano”, em Cuiabá, para efetuar a inscrição no Exame Supletivo 2006. Ontem foi o primeiro dia das inscrições, que vão até o próximo sábado, dia 23 de outubro, das 8h às 18h, em 102 municípios de Mato Grosso. Hoje (19.09), até às 12h, outras 1.400 pessoas já tinham feito as inscrições.

De acordo com a coordenadora do Centro de Exame Supletivo da Secretaria de Estado de Educação (CCES/Seduc), Mair Itacarambi, ainda não é possível divulgar o número de inscritos no restante do Estado, mas a expectativa é de que até o final da semana seja ultrapassada a marca de 90 mil inscrições, alcançada na segunda etapa do Exame Supletivo em 2005.

“Em 2005, realizamos duas edições do Exame, com mais 160 mil inscritos. E, para evitar filas e transtornos a essas pessoas, este ano mudamos o local e colocamos mais atendentes”, observou Mair.

Em Cuiabá, o atendimento é feito em 25 terminais de computadores e, segundo a coordenadora, as pessoas não passam mais do que 20 minutos na fila. Contudo, as duzentas cadeiras, colocadas no ginásio para que as pessoas não esperem o atendimento em pé, não ficam vazias.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Genésio Marcolino da Silva, chegou bem cedo ao ginásio, nesta terça-feira (19/09) e, às 8h50, já havia sido atendido. “Já tomei chuva na fila de inscrição do Supletivo, há dois anos. E um atendimento bem feito como esse é mais estímulo para a gente continuar estudando”, afirmou. Genésio já realiza as provas do Supletivo há três anos e conta que faltam apenas quatro disciplinas para conseguir a certificação do Ensino Médio.

Interior

Em Rondonópolis, as inscrições devem ser realizadas na Escola Estadual “Major Otávio Pitaluga”, que fica situada na avenida Amazonas, 789 – Centro. Já em Sinop, as inscrições estão sendo feitas no Centro de Formação e Atualização do Profissionais da Educação Básica (Cefapro), que fica na avenida das Embaúbas, 389, no Centro.

Nos outros municípios, as inscrições podem ser feitas em escolas públicas que atendem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas Secretarias Municipais de Educação e nas Assessorias Pedagógicas da Seduc.

Para se inscrever, a pessoa deve ter idade mínima de 15 anos (certificação do Ensino Fundamental) e mínimo de 18 anos (certificação do Ensino Médio) poderão se candidatar. Para fazer as inscrições, o candidato deverá ter em mãos um documento original com foto - Cédula de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - e CPF. Em caso de procuração, o documento deve ter firma reconhecida em Cartório.

Ao fazer a inscrição, o candidato já é informado sobre o local onde deverá fazer as provas, que serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro.

“O Exame Supletivo serve para certificar o conhecimento já adquirido das pessoas e dar a elas novas oportunidades de trabalho”, concluiu Mair.

Para atender ao público trabalhador, a Seduc mantém os locais de inscrições abertos no horário de almoço e vai atender atender no próximo sábado (23).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274807/visualizar/