Alunos do Educomrádio divulgam programação da Literamérica
A coordenadora do Educomrádio da escola “Nadir de Oliveira”, Itamara Conceição Xavier Silva, explica que os alunos participam de várias maneiras. “Eles fazem entrevistas com os escritores, editores e todos as pessoas que fazem parte da organização da Literamérica. Ainda divulgam informações sobre a programação geral da feira e fazem prestação de serviço”.
As entrevistas são editadas pelos próprios estudantes, que as divulgam durante o horário do almoço e jantar. “A nossa participação no evento é uma oportunidade de conhecer pessoas importantes da literatura mato-grossense e brasileira”, disse a aluna da escola “Raimundo Pinheiro”, Aline Caroline Miranda.
Os alunos estão sendo coordenados por três professores, que são as coordenadoras do projeto nas duas escolas. Conforme a professora da escola “Raimundo Pinheiro”, Elke Emília Pailo, a participação contínua dos alunos em eventos desse porte está transformando a vida acadêmica deles. “Eles estão se dedicando mais às aulas e se envolvendo nas questões educativas da escola”, observou a professora.
A aluna da escola “Raimundo Pinheiro”, Fernanda Pailo, diz que está tendo uma oportunidade de se soltar mais e de interagir com outras pessoas. “Eu era muito tímida e tinha dificuldades de me comunicar. A participação na feira está sendo de muita importância, pois estou conhecendo pessoas de todos os tipos e culturas novas”, destacou a aluna.
Os alunos participam na Literamérica durante todo o dia. A feira teve início no sábado (16.09) e vai até sexta-feira.
Educomrádio
O objetivo do projeto é introduzir o conceito e os procedimentos da edocomunicação nas escolas do ensino médio da rede Estadual, estimulando a produção radiofônica nos espaços educativos. Em Mato Grosso 20 escolas participam da ação. Cada uma delas foi contemplada com um laboratório de produção radiofônica.
O Educomrádio, no Estado, é coordenado pela equipe gestora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino e Currículo. A aquisição dos laboratórios está nos termos do convenio celebrado entre o MEC e a SEDUC-MT.
Comentários