TRE testa sistema de envio de resultados de seções via satélite
Os kits de transmissão são compostos por um computador portátil e um telefone celular via satélite. Serão operados por técnicos especialmente contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral. O uso dos equipamentos também vai ocorrer em Estados como Amazonas e Pará. De Mato Grosso vai ocorrer a transmissão de resultados das seções que historicamente somente chegavam nos computadores da Comissão Totalização de Votos cinco horas após a conclusão da votação, ou seja, após 22h. Entre essas seções, estão aquelas cujos resultados somente eram oficialmente conhecidos no dia seguinte, ou seja, isquetes com resultados que dependiam de transporte aéreo entre o local de votação e o Cartório Eleitoral, ponto tradicional de transmissão para o TRE/MT.
A conclusão da apuração no mesmo dia da votação é uma das principais metas do presidente do TRE/MT, desembargador Antonio Bitar Filho. Para tanto, ele reclamou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a contratação para Mato Grosso do serviço de telefonia celular via satélite. Estados como o Amazonas já usaram com sucesso o sistema nas eleições passadas. "Se tudo der certo vamos terminar as eleições no Estado, pela primeira vez em nossa história, no mesmo dia da eleição", tem assinalado Bitar.
Segundo Ailton Lopes dos Santos Junior, coordenador de Infraestrutura Computacional da Secretaria de Tecnologia da Informação e responsável pelo, os testes servirão para que os técnicos verifiquem o funcionamento dos aparelhos (notebook e celulares) e também para simular o envio de informações para os computadores do Tribunal.
Comentários