Affonso Romano participa de Seminário logo mais na Literamérica
No painel do seminário, Romano vai abordar a Cultura Contemporânea – Redefinindo Centro e Periferia.
Mineiro de Belo Horizonte, Affonso é um poeta contemporâneo, integrado em problemas e perplexidades da atualidade. O escritor é considerado um dos mais legítimos representantes da literatura brasileira. Formado na Faculdade de Letras de Belo Horizonte, sua escrita expressa rigor, de forma refinada a classes populares.
Em 1962 lançou seu primeiro livro "O Desemprego da Poesia". Em 1965, deu cursos de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia e lançou, no Brasil, seu primeiro livro de poesias "Canto e Palavra". Em 1968 participou como bolsista do International Writing Program, na cidade de Iowa, dedicado a jovens escritores de todo o mundo. Em 1969 apresentou tese de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais sobre Carlos Drummond de Andrade, publicada em 1972.
Foi professor de Literatura na Universidade de Colônia, na Alemanha e na Universidade Aix-en-Provence, na França. Leciona na Pontifícia Universidade Católica - PUC e na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Em 1984, assumiu no "Jornal do Brasil" a coluna anteriormente escrita por Carlos Drummond de Andrade. Em 1986 publicou seu primeiro livro de crônicas, A Mulher Madura. Em 1990 foi nomeado Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, cargo que ocupou até 1996. É cronista do jornal "O Globo" e tem participação em programas da TV Globo onde cria um novo gênero que mistura literatura e jornalismo.
Comentários