Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 21:36

    Imprimir




A Otan anunciou hoje o "bem-sucedido" final da operação Medusa, ofensiva de duas semanas contra os talibãs na província de Kandahar (sul do Afeganistão) por tropas da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no país.

O comandante para a Europa da Otan, o general James L. Jones, afirmou em comunicado que a operação permitiu "fazer bons progressos e teve êxito no que se refere a derrotar as forças opositoras nos arredores de Pashmul", distrito de Kandahar.

Na operação, "foram descobertos vários sistemas de túneis, depósitos de armas e material para a fabricação de bombas", eliminando ameaças na província, afirma a nota.

A operação Medusa, além de "permitir que a população local voltasse para casa", ofereceu "liberdade ao Governo afegão e à ONGs para operar e garantiu o livre movimento da Isaf na área de Pashmul", acrescentou o general.

As tropas da Isaf que agiram na operação pertencem a cinco países da Aliança Atlântica: Canadá, Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos, afirma o comunicado.

Desde o início da ofensiva, a Isaf matou mais 500 supostos militantes talibãs, principalmente nos distritos de Panjwai, Pashmul e Zhari.

A ação militar "prova que a Otan não evitará fazer ações contundentes, especialmente se houver grandes movimentos insurgentes", disse Jones.

O general também disse "não duvidar" que os países que integram a Isaf "oferecerão provas tangíveis de sua intenção de favorecer a estabilização e reconstrução do país".

A Aliança afirmou que, através da operação, "as forças da Isaf deixaram claro que são capazes de atingir duramente" os rebeldes e, "com igual decisão ,devemos dar resposta imediata aos inevitáveis danos causados".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275283/visualizar/