Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Fevereiro de 2013 às 18:39

    Imprimir


Após visitar 29 comarcas ao longo dos dois anos da atual administração do Tribunal de Justiça (2011/2013) e atender 2.355 pessoas, o Programa Bem Viver do Poder Judiciário de Mato Grosso finalizou os trabalhos da Caravana da Saúde na Comarca de Juína (distante 735 km a noroeste de Cuiabá) nesta gestão. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filhos participou da visita e destacou a importância das ações desenvolvidas. “O programa pretende integrar os servidores. Os benefícios são os mesmos a todos os servidores do Poder Judiciário do Estado e essa valorização por parte da administração reflete diretamente na melhoria da prestação jurisdicional. Todos ganham”, ponderou o presidente aos servidores da comarca.


As ações desenvolvidas tiveram a participação de assistentes sociais, cirurgiões dentistas, enfermeiras, fonoaudióloga, médicos, nutricionistas e psicólogas. Dentre as mais de 2.300 pessoas atendidas, 1.045 são servidores, que passaram por avaliações. Mais da metade (689 delas) são do sexo feminino. Apurou-se que 40% dos servidores são considerados sedentários, não praticam nenhuma modalidade esportiva ao menos uma vez durante a semana. Também foram coletados dados do Índice de Massa Corporal (IMC), nível de estresse, obesidade abdominal e pressão alta.

A coordenadora do Programa Bem Viver, Anna Christina Garcia Araujo Preuss explicou que uma das fases a serem desenvolvidas pelo programa envolve o combate ao sedentarismo, que proporcionará a queda de índices negativos levantados. “Todas as comarcas têm um parque, um espaço que pode ser aproveitado para uma caminhada, por exemplo. A atividade física e a boa alimentação auxiliam na baixa das taxas de glicose, glicemia e colesterol, além do controle da pressão arterial. Não se exige grande estrutura para isso, basta atitude dos servidores”, pontuou uma das responsáveis pelo programa que desenvolve ações em cinco eixos distintos: Qualidade de Vida, Saúde Física e Mental, Cultura e Eventos, Benefícios e Sustentabilidade. 

Ela ainda revelou que campanhas devem ser desenvolvidas. “Poderemos realizar campanhas de conscientização junto aos servidores. Elas podem ser feitas presencialmente e/ou de forma virtual. Também pretendemos desenvolver ações junto aos servidores com mais de 40 anos, tendo em vista que 64% deles estão acima dessa faixa etária. Tivemos uma aceitação enorme ao longos das visitas. O Bem Viver é proveniente do Qualidade de Vida, porém cuidamos do social e ambiental dos servidores. A equipe está muito contente pelos resultados tendo em vista que muitos servidores já nos disseram que procuraram academias e estão mudando hábitos alimentares”, disse Anna Preuss, que também informou que consta da programação ainda para este semestre visitas da Caravana às comarcas de Pontes e Lacerda, Araputanga, Campo Novo do Parecis e Sapezal. 

O gestor da Segunda Vara de Juína, Edson Osmar Alviano Costa, participou de todas as atividades propostas e também defendeu o empenho por parte da administração do TJMT. “A atual gestão demonstrou grande preocupação com os servidores e magistrados e está colhendo os investimentos realizados, principalmente pela Caravana. A saúde do servidor transparece ao jurisdicionado no momento dos atendimentos. A comunidade acaba sendo beneficiada”.

O juiz da Terceira Vara da comarca, Roger Augusto Bim Donega reforçou a importância de se desenvolver ações preventivas. “Agradecemos a visita do presidente Rubens à nossa comarca e acreditamos nesse trabalho apresentado junto aos servidores e magistrados. Notamos a valorização e o reconhecimento por parte de ambos”, indicou o juiz diretor do foro. 

Elevar a motivação, o reconhecimento humano e profissional dos magistrados e servidores da Justiça Estadual, além de seus dependentes, estagiários e terceirizados, primando pela melhoria da qualidade de vida e do trabalho e harmonização entre a vida pessoal e a profissional são as principais missões desenvolvidas pelo Bem Viver.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27569/visualizar/