TCE incentiva alunos a fiscalizarem a aplicação de recursos públicos
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, através de palestras pedagógicas e vídeos institucionais, a estrutura funcional do Tribunal de Contas e o papel que a instituição exerce na sociedade. Além disso, foram orientados sobre como podem ajudar na fiscalização dos recursos públicos.
O conselheiro Antonio Joaquim, supervisor do projeto, explicou a importância de ter os jovens como aliados para que o Governo exerça um bom desempenho em sua gestão. “O TCE Estudantil é uma tentativa de aproximar o Tribunal e a sociedade mostrando aos alunos como exercer o controle social”, explicou.
Os alunos assistiram ainda palestras com: o auditor público do TCE, João Proença, que falou sobre a identidade institucional do TCE; a superintendente adjunta de Planejamento Curricular da Secretaria de Educação (Seduc), Delma Forte Belo, sobre o programa Consciência Fiscal; a líder da SAI e coordenadora do projeto, Cassyra L Vuolo, que falou sobre “O Perfil do Cidadão: Como o jovem pode se comprometer com sua cidade e benefícios e conseqüências do controle social”.
Na seqüência, a turma da Escola Santos Dumont visitou alguns setores do TCE, assistiu a uma apresentação do Coral do TCE e participou de uma dinâmica de grupo comandada pela psicóloga Pamela Daltro. Ao final da visita, todos os alunos receberam um certificado de participação.
As ações do TCE-Estudantil estão atreladas ao Projeto “Consciência Cidadã” e irão contribuir com uma das metas da atual gestão que é de elevar em 30% ao ano, o nível de satisfação da sociedade mato-grossense em relação ao controle externo, até janeiro de 2008. Além disso, o projeto será avaliado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública.
Comentários