Maggi seria reeleito com ampla frente
Esta é a segunda rodada de pesquisa do instituto e foi realizada entre os dias 8 e 10 deste mês, ouvindo mil pessoas com uma margem de erro prevista em 4% para mais ou para menos. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o número 01-9954-2/2, no dia 6 último, a amostragem indica que 15% do eleitorado do Estado ainda está indeciso, enquanto 5% declarou que votará em branco ou nulo.
Na comparação entre a primeira pesquisa do Gazeta Dados, feita nos 9, 10 e 11 de agosto, Blairo cresceu 3%, Antero 1%, enquanto Serys perdeu 1 ponto percentual. Bento Porto, do PSC, manteve os mesmos 1%. Mauro de Barros (Psol), que não tinha nenhum ponto, ganhou 1%. O início do horário eleitoral gratuito no rádio e televisão em 15 de agosto, a contar pelo resultado das duas amostragens, não influenciou no desempenho dos candidatos ao governo estadual no voto estimulado, aquele em que ao entrevistado é apresentada uma lista com os nomes de todos os candidatos registrados no TRE.
No voto espontâneo, quando o pesquisador questiona apenas se o entrevistado já escolheu um candidato, a situação também é constatada. Blairo Maggi sai de 37% em agosto e chega a 46% em setembro. Antero cresce de 8% para 12% e a petista Serys mantém iguais 3%. Bento Porto surge com 1%. O número de indecisos cai de 48% para 34%, enquanto os votos em branco ou nulo permanecem em 4%.
O Gazeta Dados ainda questionou os entrevistados a respeito da decisão de voto. Enquanto em agosto 60% afirmaram a condição de totalmente decidido em relação ao candidato, em setembro o índice atingiu 66%. Na segunda pesquisa, 18% manifestaram a possibilidade de mudar o voto contra 25% na sondagem anterior.
Desse percentual de indecisos, o tucano Antero Paes de Barros levaria vantagem em relação ao adversário Blairo Maggi. Ele conquistaria 22% desse eleitorado enquanto o governador ficaria com 7%. Em agosto, Antero teria os mesmos 22% e Maggi 13%. Serys Marly, que teve o nome citado no escândalo da máfia das ambulâncias ou sanguessugas, contaria, conforme esta última pesquisa, com apenas 2% contra 9% da anterior.
Comentários