Passagem de furacão Florence deixa Bermudas em alerta
Os ventos máximos da tempestade se atenuaram um pouco, caindo para 130 quilômetros por hora, mas o Florence continuou sendo classificado como furacão de categoria 1, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, com sede em Miami.
Os meteorologistas prevêem que o Florence possa ganhar força e se tornar um furacão de categoria 2 ao passar pelas Bermudas, mas o último comunicado dizia que "pequenas mudanças são previstas para as próximas 24 horas".
Às 9 horas (horário de Brasília), o segundo furacão da temporada de 2006 do oceano Atlântico estava a 97 quilômetros das Bermudas e movia-se em direção norte a 19 quilômetros por hora.
"Ondas grandes e perigosas podem atingir a costa das Bermudas quando o Florence passar perto da ilha", afirmou o Centro de Furacões de Miami.
O furacão não deve chegar à América do Norte, mas provocará ondas perigosas em partes do leste dos EUA e das províncias costeiras do Canadá, de acordo com os meteorologistas.
A aproximação do Florence fez com que o governo das Bermudas emitisse um alerta de furacão, dizendo a seus 63.000 moradores que se apressassem com os preparativos. Também foram convocados 200 soldados e mais 250 foram postos de prontidão para ajudar após a passagem da tempestade. Um abrigo foi aberto no domingo, mas a maioria dos moradores deve ficar em casa durante a passagem do furacão.
A ilha pode ser atingida por ondas de 2,5 metros e por entre 5 e 10 centímetros de chuvas durante a passagem do Florence, afirmaram meteorologistas. As praias da costa sul já estavam sofrendo uma grande ressaca.
Centenas de funcionários de serviços de emergência na ilha também estavam em alerta. Bermuda é uma ilha turística e um centro financeiro internacional.
Comentários