Mutirão contra dengue continua nesta 6ª em Rondonópolis
As ações de combate à dengue em Rondonópolis continuam nesta sexta-feira (22), o programa "Saúde em Ação", vai contemplar moradores dos bairros Vila Olinda, Pedra 90, Jardim Ana Carla e região. As atividades se iniciam às 8h, na escola estadual Francisca Barros de Carvalho e prossegue até às 17h. Dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que a maioria dos focos do mosquito transmissor da dengue está concentrado nas residências, por isso a prefeitura reforçou as visitas dos agentes comunitários de saúde e epidemiológicos.
O controle dos depósitos de larvas é feito com a utilização de (saco de lixo e luvas), tratamento focal com larvicida, distribuição de material educativo, educação em saúde e divulgação para os moradores da realização dos trabalhos do mutirão. A previsão é de que sejam visitados 2.790 imóveis.
"O poder público está fazendo sua parte e a participação da população é fundamental para combater os focos do mosquito", disse a secretária de Saúde, Marildes Ferreira. "Vasos sanitários, pratinhos de plantas, pneus, cascas de ovos, tampinhas de garrafas e caixas de água destampadas representam o maior risco como criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é importante que cada um olhe seu imóvel com atenção e evite acumular lixo e entulho", alerta.
Durante o mutirão, as equipes levam, ainda, orientação também sobre o combate da leishmaniose e do caramujo africano.
Os trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) vão coletar lixos e entulhos que forem retirados dos quintais e colocados em frente às casas. Os caminhões da Coder vão recolher os materiais no período de 4 a 15 de março.
A quarta edição do mutirão já tem data marcada, acontece no dia 8 de março, na região do Jardim Iguassu. Duas semanas depois, dia 22, os moradores da região do Jardim Liberdade também serão beneficiados.
Comentários