Tempestade tropical "Florence" mantém seu potencial de furacão
"Florence" apresenta ventos máximos sustentados de 85 km/h, e as condições meteorológicas são favoráveis para que o sistema se torne um furacão em sua rota para as Bermudas, afirmou o NHC em seu boletim das 6h de Brasília.
Por isso, é provável que o serviço de meteorologia de Bermudas emita nas próximas 24 horas uma vigilância ou aviso de furacão (passagem do sistema em 36 ou 24 horas, respectivamente) para a ilha.
O centro do sistema estava às 6h de Brasília perto da latitude 22,1 graus norte e da longitude 57,6 graus oeste, cerca de 720 quilômetros ao nordeste das ilhas Anguilla, Antígua, Barbados, Montserrat, Redonda, São Cristóvão e Névis, San Eustaquio e San Martín, e a 1.340 quilômetros ao sudeste de Bermudas.
A tempestade "Florence" segue hoje seu deslocamento em águas abertas do Atlântico em direção oeste-noroeste a cerca de 24 km/h, e deve manter esta trajetória durante as próximas 24 horas.
Segundo o NHC, há apenas "40% de possibilidades" de a Flórida e as costas dos Estados Unidos entrarem dentro do raio de ação do sistema.
Durante a temporada, que começou em 1 de junho e termina em 30 de novembro, houve a formação de um furacão - "Ernesto" - e seis tempestades tropicais, nove a menos que no mesmo período da temporada passada, que ficou na história da meteorologia como a mais intensa e destrutiva já registrada.
O meteorologista americano William Gray, conhecido como o "guru" dos furacões, previu para setembro que a atual temporada de furacões será menos intensa do que o previsto em maio passado.
Gray prevê que este ano haverá a formação de 13 tempestades tropicais e cinco ciclones, dois deles com ventos de mais de 178 km/h.
Comentários