Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Setembro de 2006 às 08:52

    Imprimir


A menos de um mês das eleições, uma pesquisa realizada pelo Ipec (Instituto de Pesquisa do Centro Oeste) mostra que o candidato à reeleição Blairo Maggi conta com 63,18% das intenções de voto. O seu adversário mais próximo, Antero Paes de Barros (PSDB), está 47,63 pontos percentuais atrás, com 15,55% da preferência do eleitorado. A consulta foi realizada em oito regiões do Estado entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro. Em todas elas, Maggi lidera com mais de 53%. Os números garantem vitória ao governista no primeiro turno.

A candidata do PT, Serys Slhessarenko, obteve o seu pior resultado desde o início da campanha se comparado com outras pesquisas, na modalidade estimulada, anteriores: 4,48%. Bento Porto (PSC) apareceu com 0,72% da preferência do eleitorado e Mauro Cesar de Barros (PSOL) obteve 0,53%.

O IPEC incluiu na pesquisa o ex-candidato Vanilson Rodrigues (PSL), que renunciou à candidatura. Curiosamente, Vanilson, que não chegou a ter o seu programa eleitoral veiculado, obteve o mesmo índice dos candidatos Roberto Pereira (PHS) e Josmar Alderete (PSDC): 0,07%. Já o candidato do PRP, Plauto Vieira, não pontuou.

O índice dos eleitores que votariam em branco ou anulariam o seu voto foi de 0,79%. Já os indecisos somam 14,56%. A margem de erro da pesquisa, de acordo com o Ipec, é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 1210-2006 Classe-15.

REGIÕES -- A menor diferença entre os dois primeiros colocados foi verificada na Baixada Cuiabana, 34,7 pontos percentuais. Nessa região, Maggi obteve 55,17% das intenções, contra 20,47% de Antero Paes de Barros.

Já a maior diferença entre os dois foi na região do Baixo Araguaia, que registrou 72,31 pontos percentuais de vantagem para Blairo Maggi. Conforme o Ipec, Maggi obteve a preferência de 84,62% dos entrevistados e Antero a de 12,31%.

Nas demais regiões, a diferença entre os dois foi a seguinte: Médio Norte, 36,42 pontos percentuais; Oeste, 45,57 pontos; Noroeste, 49,46 pontos percentuais; Sul, 51,89; Norte, 59,76; e Vale do Araguaia, que registrou uma vantagem de 69,44 pontos para Maggi.

SEGMENTOS -- A mostra foi realizada através de cotas proporcionais às variáveis sexo, idade, escolaridade e renda familiar. Em todos os segmentos o governador obteve mais de 60% das intenções de voto. No entanto, Maggi obteve maior índice entre os eleitores semi-alfabetizados e entre os que possuem nível superior. Já no que diz respeito à classe econômica, Blairo está melhor colocado entre os eleitores pertencentes às classes média-baixa e baixa, ou seja, entre as pessoas que possuem renda familiar de um a 10 salários mínimos.

MUNICÍPIOS -- O Ipec ouviu 1.518 pessoas em 60 municípios das seguintes regiões: Baixada Cuiabana (Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Jangada), Norte (Alta Floresta, Sorriso, Peixoto do Azevedo, Colider, Terra Nova do Norte, Carlinda, Itaúba e Santa Carmem), Sul (Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréo, Guiratinga, Juscimeira, Dom Aquino e São José do Povo), Médio Norte (Tangará, Barra do Bugres, Diamantino, Nova Olímpia, Nortelândia, Denise, Arenápolis, Santo Afonso e Nova Marilândia), Oeste (Cáceres, Pontes e Lacerda, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Jauru, Figueirópolis e Glória do Oeste), Vale do Araguaia (Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, General Carneiro, Pontal do Araguaia e Torixoréu), Noroeste (Juína, Juara, Juruena, Castanheira, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte) e Baixo Araguaia (Confresa, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira e Alto da Boa Vista).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277078/visualizar/