Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Setembro de 2006 às 03:55

    Imprimir


O deputado federal Carlos Abicalil (PT/MT) demonstrou entusiasmo e alegria quanto a decisão da Câmara dos Deputados em aprovar a medida provisória (MP 296/06) que cria cargos e funções no ensino profissionalizante federal, aprovada na segunda-feira, 04/9. A medida cria 8.593 cargos e funções no ensino profissionalizante mantido pelo Governo Federal. O objetivo das contratações é promover a expansão do ensino profissional e tecnológico no País, que formam uma rede de 144 unidades.

Segundo o deputado Abicalil, a aprovação da medida diz respeito a expansão do ensino federal tecnológico. “Uma parcela desses cargos é para recomposição dos quadros efetivos que foram vacantes de muitas aposentadorias e demissões realizadas pelos governos anteriores. A outra parcela corresponde a expansão do ensino federal para a área de técnicos e cursos tecnológicos de nível superior”, enfatiza.

O Parlamentar mato-grossense afirma também, que esta aprovação “é uma das expressões mais autênticas da recomposição das condições do Estado brasileiro em honrar a sua responsabilidade com oferta de direito a educação”, concluiu. Tramitação

Antes de ser promulgada pelo presidente Lula, a medida ainda será submetida à apreciação do plenário do Senado. Caso hajam alterações, a MP retorna para a Câmara.

Cefets Os novos profissionais que serão contratados vão trabalhar nas Unidades de Ensino Descentralizadas (Uneds) vinculadas aos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), e nos Cefets criados a partir da transformação das escolas agro-técnicas federais.

As Uneds são escolas que possuem sedes próprias, mas que mantêm dependência administrativa, pedagógica e financeira em relação aos Cefets.

As 144 instituições federais de ensino profissional e tecnológico estão distribuídas do seguinte modo: 34 Cefets, 36 escolas agro-técnicas, uma escola técnica federal, 30 escolas técnicas vinculadas a universidades federais, uma escola técnica federal e 43 Uneds.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277118/visualizar/