1ª Mostra Científica movimenta Comando Geral da PM
Entre as atrações que estão fazendo o maior sucesso consta: a disputada visita ao planetário e também à ala onde pode se aprender tudo sobre a Criogenia “A Esperança Congelada” – O Congelamento de seres humanos.
“Aqui é gostoso de ficar e aprender”, resumiu a estudante da 5ª série, Ludmila Chaves, de 11 anos, que veio à mostra científica com um grupo de 20 colegas de classe.
300 escolas convidadas
De acordo com o coordenador da Polícia Militar, o major Vinícius, nestes dois dias são esperados que mais de mil pessoas visitem o local. Segundo o major, para mais de 300 escolas foram encaminhados convites para esta feira de Ciência.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) concedeu sob empréstimo parte de seu acervo do Museu de Ciências para exibição na mostra. Todo o trabalho de explicações para o público está sendo abrilhantado por alunos do Colégio Tiradentes que são os responsáveis pela apresentação de cada atração da feira.
Para a secretária de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa, que ontem (05) pela manhã prestigiou a abertura do evento, a interação da Polícia Militar, com os diversos parceiros envolvidos na organização da mostra, trouxe uma modificação na postura da corporação com a quebra de paradigmas.
“Esta interação e espírito de inovação foi muito importante não só com as parcerias firmadas, mas também para com os alunos do Colégio Tiradentes, que receberam à necessária qualificação, para explicarem cada experimento ou pesquisa, aqui apresentado”, disse Ilma.
Para o major Vinícius, é importante esta interação entre a corporação, estudantes e a sociedade porque abre um novo canal de diálogo que tem por ponte esta troca de informações no campo científico. A iniciativa inaugura uma nova interlocução da Polícia Militar com os diversos setores da sociedade ávidos por conhecimento, educação, pesquisa e inovação.
Parcerias garantem realização
Conforme o major Vinícius, responsável pela coordenação do evento, foi possível organizar esta mostra graças à parceria entre o Colégio Tiradentes, a UNEMAT, a SECITEC e Polícia Militar que abraçaram o objetivo maior que é o da Popularização da Ciência.
“Montamos este espaço justamente para reproduzirmos os vários conceitos da Ciência que acompanham o nosso dia-a-dia, por exemplo, o tratamento e o reuso da água de enxágüe, como economizar energia e água. Uma verdadeira viagem ao conhecimento e chamando à atenção para os princípios da preservação, despertando a conscientização no indivíduo”, declarou o major.
Comentários