Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 10:33
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


Prossegue hoje no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do CPA, às atividades da 1ª Mostra Científica, que tem entrada gratuita com horário das 8h às 11h e das 14h às 18h e reúne um espaço onde o visitante tem acesso aos mais diversos conceitos da Ciência que está inteiramente ligada ao nosso cotidiano.

Entre as atrações que estão fazendo o maior sucesso consta: a disputada visita ao planetário e também à ala onde pode se aprender tudo sobre a Criogenia “A Esperança Congelada” – O Congelamento de seres humanos.

“Aqui é gostoso de ficar e aprender”, resumiu a estudante da 5ª série, Ludmila Chaves, de 11 anos, que veio à mostra científica com um grupo de 20 colegas de classe.

300 escolas convidadas

De acordo com o coordenador da Polícia Militar, o major Vinícius, nestes dois dias são esperados que mais de mil pessoas visitem o local. Segundo o major, para mais de 300 escolas foram encaminhados convites para esta feira de Ciência.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) concedeu sob empréstimo parte de seu acervo do Museu de Ciências para exibição na mostra. Todo o trabalho de explicações para o público está sendo abrilhantado por alunos do Colégio Tiradentes que são os responsáveis pela apresentação de cada atração da feira.

Para a secretária de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa, que ontem (05) pela manhã prestigiou a abertura do evento, a interação da Polícia Militar, com os diversos parceiros envolvidos na organização da mostra, trouxe uma modificação na postura da corporação com a quebra de paradigmas.

“Esta interação e espírito de inovação foi muito importante não só com as parcerias firmadas, mas também para com os alunos do Colégio Tiradentes, que receberam à necessária qualificação, para explicarem cada experimento ou pesquisa, aqui apresentado”, disse Ilma.

Para o major Vinícius, é importante esta interação entre a corporação, estudantes e a sociedade porque abre um novo canal de diálogo que tem por ponte esta troca de informações no campo científico. A iniciativa inaugura uma nova interlocução da Polícia Militar com os diversos setores da sociedade ávidos por conhecimento, educação, pesquisa e inovação.

Parcerias garantem realização

Conforme o major Vinícius, responsável pela coordenação do evento, foi possível organizar esta mostra graças à parceria entre o Colégio Tiradentes, a UNEMAT, a SECITEC e Polícia Militar que abraçaram o objetivo maior que é o da Popularização da Ciência.

“Montamos este espaço justamente para reproduzirmos os vários conceitos da Ciência que acompanham o nosso dia-a-dia, por exemplo, o tratamento e o reuso da água de enxágüe, como economizar energia e água. Uma verdadeira viagem ao conhecimento e chamando à atenção para os princípios da preservação, despertando a conscientização no indivíduo”, declarou o major.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277248/visualizar/