Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 10:08

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, atingiu 41% das intenções de voto na pesquisa espontânea realizada pelo Datafolha. É a maior taxa já registrada em disputas presidenciais pelo instituto em pesquisa desde 1989. No levantamento anterior, de 29 de agosto, Lula tinha 38% das intenções de voto contra os 15% de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB. Na nova pesquisa, Alckmin obteve 17% da preferência. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela Folha da Manhã e pela Rede Globo, ouviu 7.712 eleitores entre os dias 4 e 5 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 15747/2006.

Na pesquisa espontânea, os entrevistados não têm acesso à lista de candidatos, como ocorre na pesquisa estimulada. "A pesquisa espontânea revela um voto difícil de ser mudado. O eleitor indica o candidato sem nenhum estímulo de nome, é um voto de maior convicção e revela o piso do candidato", explica Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, ao jornal Folha de S.Paulo.

A maior taxa já registrada pelo Datafolha foi em 1998, quando o ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) atingiu 39% das intenções de voto em pesquisa espontânea. Dos cem eleitores que disseram que votariam em Lula na estimulada, 79 já haviam manifestado a mesma intenção na pesquisa espontânea. No caso de Alckmin, são 62%. Entre os que escolheram Heloísa Helena, são 53%.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277257/visualizar/