Escritor de livros infanto-juvenis mais vendidos estará na Literamérica
Nascido no dia 09 de março de 1942, em Santos (SP), ele já recebeu vários prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte, Jabuti, Adolfo Aizen, da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil, dentre outros. Além de escritor, Pedro Bandeira é jornalista, publicitário e teatrólogo.
Aos 64 anos, o escritor já lançou mais de 70 livros e é o autor com maior vendagem no país, com mais de 10 milhões de exemplares. Dentre alguns está a série “Os Karas”, “A marca de uma lágrima”, “Agora estou sozinha”, “A hora da verdade” e “Prova de Fogo”. Na visão de alguns críticos, As obras de Pedro Bandeira despertaM nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura. Isso o faz ganhar liderança nesse mercado editorial.
Em seu percurso profissional, além de escritor, assinou várias traduções de sucesso, escreveu peças de teatro, contos e atualmente apresenta conferências para professores como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura.
Sempre envolvido no teatro amador em sua cidade natal, mudou-se em 1961 para São Paulo, onde cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Em 1962 começou a trabalhar com jornalismo e publicidade, e dedicou-se ao teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e teatro de bonecos. Começou sua vida jornalística na revista “Última Hora” e na editora Abril, onde escreveu para diversas revistas. Desde então, foi convidado a participar de uma coleção de livrinhos infantis.
A partir de 1983, passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho de escritor, e lançou o primeiro livro infantil: “O dinossauro que fazia au-au”. Desse ano em diante dedicou-se inteiramente à literatura, e obteve grande sucesso com “A Droga da Obediência”, um livro voltado para adolescentes. O sucesso foi tanto que o segundo livro atingiu a vendagem de um milhão de exemplares em todo o País.
Comentários