Empresa recebe concessão para fazer a integração Cuiabá-Várzea Grande
O contrato de concessão é válido por oito anos e a União Transporte e Turismo Ltda começa operar no sistema no próximo dia 4 de dezembro, com 74 veículos e mais oito de reserva, disponibilizando 50% da frota com ar condicionado e 20% adaptado para deficientes físicos em ônibus com média de idade de no máximo três anos e meio de uso, com o aproveitamento da mão de obra atual.
As estações que farão parte da linha serão: Praça Bandeirantes, Morro da Luz, Avenida Getulio Vargas, Generoso Ponce, Avenida da Prainha, Avenida Miranda Reis, Avenida Ipiranga, Avenida 15 de novembro e Igreja São Gonçalo.
O ato foi legitimado por integrantes do Conselho Estadual de Transporte e da Câmara Setorial de Transporte do Aglomerado Urbano Cuiabá - Várzea Grande. A assinatura do termo foi classificada por Vilceu Marcheti como um dos mais importantes passos no sentido de consolidar e dar continuidade ao processo de integração dos dois municípios iniciado com a criação do Aglomerado Urbano Cuiabá – Várzea Grande pela Lei Complementar 083/2001. “É uma satisfação muito grande presenciarmos este ato importantíssimo e que era um sonho da população de Cuiabá e Várzea Grande”, ressaltou o secretário. “Essa é a primeira licitação de uma série que virá”.
De acordo com a presidente da Ager, “todo o processo ocorreu dentro da maior transparência e lisura, seja na licitação, homologação e, finalmente, na contratação para atender às exigências técnicas do planejamento integrado do Aglomerado Urbano”, salientou. Márcia Vandoni destacou ainda o que a assinatura do contrato de concessão é um marco no processo de integração porque o ato torna concreto o principal objetivo do Aglomerado Urbano. “Deixamos de ter o foco no interesse local e passamos a ter o foco no interesse coletivo e comum”, enfatizou ela.
Após ter cumprido as exigências do Edital de Licitação da Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros no Aglomerado Urbano e ter sido homologada, no último dia 21 de agosto passado, a União Transporte e Turismo venceu a licitação de âmbito nacional para operar o sistema. O proprietário da empresa União Transporte e Turismo, Rômulo Botelho, elogiou a forma como foi conduzido o processo licitatório, com transparência, para todo o Brasil e com embasamento em estudos técnicos. Ele reafirmou ainda o compromisso da empresa em cumprir as exigências do contrato.
“Vamos fazer um grande investimento que temos certeza irá beneficiar a população das duas cidades com a prestação de um serviço de qualidade. O que o empresário quer hoje são regras claras para investir e trabalhar e isso nós tivemos”, observou.
O resultado da licitação saiu em Diário Oficial no dia 25 de julho com a declaração da União Transporte e Turismo Ltda. como vencedora, com 97 (noventa e sete) pontos contra os 91,62 (noventa e um ponto e sessenta e dois centésimos) da ITA – Empresa de Transporte Ltda., de Goiás e 69,85 (sessenta e nove pontos e oitenta e cinco centésimos) da Viação Cidade Sorriso Ltda., do Paraná.
Aglomerado Urbano
O Aglomerado Urbano é uma autarquia inter-governamental, envolvendo o Governo do Estado e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, cujo presidente é o governador em exercício e os vice-presidentes são os prefeitos em exercício de Cuiabá e Várzea Grande. Sua finalidade principal é promover a discussão e estabelecer de políticas públicas comuns a Cuiabá e Várzea Grande em diversos setores. Ele possui hoje 10 Câmaras Técnicas e tem como secretária-executiva e coordenadora de suas atividades, a urbanista e arquiteta Rita de Cássia Chiletto.
Comentários