Abertura do 20º Pixote emociona público presente no ginásio da UFMT
Estão inscritas equipes de diferentes instituições como escolas públicas e particulares, clubes, associações, organizações não-governamentais (Ongs), além de ligas, equipes de bairros e de amigos, tanto de Cuiabá quanto de outros municípios, como Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Campo Verde, Várzea Grande, entre outros.
Como destaque da interação oportunizada pelo campeonato, uma equipe com 30 crianças e jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) desfilou durante o evento. A menina Eduarda Vitória da Silva, de dois anos, trajada com um quimono, ajudou a carregar a bandeira da instituição.
"Ela já faz algumas atividades, inclusive cambalhotas", relatou o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu, Francisco Fernandes, que acompanha a equipe. "É perceptível a melhoria geral no desenvolvimento das crianças", afirmou.
"O esporte é um fundamento importante na formação do caráter da criança e do adolescente", disse o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, presente na abertura. "Quando praticado desde cedo, ensina a conviver melhor com as vitórias e derrotas, já que a vida é um constante perde e ganha", avaliou.
O secretário municipal de Educação, Desporto e Lazer, professor João Pedro Valente, destacou a importância do trabalho dos profissionais de educação física para a formação de crianças e jovens e parabenizou a UFMT por ofertar o curso à população, há trinta anos.
"O esporte é fundamental para a formação do caráter, por abordar a cooperação, o respeito à hierarquia e o cuidado necessário ao corpo", observou. As modalidades apresentadas pelo Campeonato Pixote incluem atletismo, tênis de mesa, xadrez, judô, karatê-do-tradicional, shotokan, natação, futebol, futsal, voleibol, basquete, handebol e streetball nos masculinos e femininos.
Comentários