Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Setembro de 2006 às 01:58
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara definiu ontem os relatores dos processos contra os 67 deputados acusados de participação na chamada máfia das ambulâncias - confira lista à direita. Entre os acusados, cinco são de Mato Grosso: Celcita Pinheiro (PFL), Lino Rossi e Pedro Henry (PP), Ricarte de Freitas (PTB) e Wellington Fagundes (PL).

O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), acredita que o trabalho nesses processos deverá ser concluído até dezembro. Isto significa que uma eventual punição só ocorrerá no ano que vem. Ou seja, só será efetivamente prejudicado quem for reeleito. Cerca de 30 deputados já foram notificados pelo Conselho de Ética. Os demais deverão receber as notificações hoje, diretamente pelo órgão, ou até segunda-feira, por meio de edital do Diário do Congresso.

O empresário Luiz Antonio Vedoin, um dos donos da Planam, deve ser convocado para depor no Conselho de Ética da Câmara. No Conselho de Ética do Senado ele e seu pai, Darci Vedoin, depõem hoje. Foi baseado nos depoimentos dos Vedoin à Polícia Federal, Justiça Federal e Ministério Público que a CPMI dos Sanguessugas chegou a uma lista de 68 deputados e três senadores contra os quais havia indícios ou provas concretas de participação no esquema de compra de ambulâncias superfaturadas com emendas do orçamento da União. Foram abertos 67 processo porque um deputado renunciou ao mandato.

Dos deputados mato-grossenses com processo aberto o que parece estar em pior situação é Lino Rossi. Ele vem sendo apontado como a peça-chave da máfia das ambulâncias no Congresso. Segundo Vedoin, ele teria recebido R$ 3 milhões em propina. Além disso, seria o responsável por levar mais parlamentares para o esquema. Lino desistiu da campanha pela reeleição alegando falta de recursos e desgaste com as denúncias.

Os deputados notificados têm prazo de cinco sessões plenárias para apresentar defesa por escrito e rol de testemunhas de defesa. Mas os relatores podem propor outros depoimentos. Também foram criadas ontem oito subcomissões que serão responsáveis por tomar os depoimentos. Em reunião marcada para hoje às 10h30 o conselho deverá definir o trabalho das subcomissões. (Com Agência Câmara)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277684/visualizar/