Caminhões com excesso de peso nas estradas federais serão multados e apreendidos
O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão no sistema. O objetivo é evitar que caminhões transportando até o dobro do peso permitido estraguem as rodovias recuperadas.
De acordo com o diretor de Infra-Estrutura Rodoviária do Dnit, Hideraldo Caron, o excesso de carga reduz pela metade a vida útil de uma rodovia, provocando buracos, afundamentos no asfalto e colocando em risco a vida dos demais motoristas. O máximo permitido, para caminhões articulados, de caçamba dupla, é de 57 toneladas, mas já houve casos de veículos flagrados com mais de 90 toneladas.
Em 2005, o Ministério dos Transportes investiu R$ 2,3 bilhões na manutenção das rodovias, e só na operação tapa-buracos, no primeiro semestre deste ano, foram gastos cerca de R$ 400 milhões na recuperação de 15 mil quilômetros de estradas.
A operação dos postos será feita por triagem. Uma primeira balança fará a pesagem prévia de todos os caminhões, indicando qual deverá entrar no posto para ser verificado por uma segunda balança, mais exata. Se for constatado o excesso, o motorista vai ser multado de acordo com a quantidade de peso excedente. O caminhão será retido, até que a carga seja redistribuída para outro veículo.
Se o caminhão for acusado pela triagem, mas não entrar no posto, o sistema fotografará a placa, aplicará a multa e emitirá um alerta para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que deverá reter o veículo. Para os que tentarem driblar o sistema, adotando rotas alternativas para fugir do controle, haverá balanças móveis, que podem ser montadas rapidamente em qualquer ponto da estrada.
Além de limitar o excesso de peso, o sistema também vai contribuir para fiscalizar outras irregularidades. "O controle também vai permitir que se faça uma fiscalização mais efetiva da carga que é transportada, combatendo problemas como furtos e veículos irregulares ou ilegais", disse Caron.
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