Grupos de Dança do Congo se apresentam na Literamérica
O congo consiste em uma dança ritual que tem origem anterior ao século 19. Foi adaptada e adquiriu características culturais, religiosas, lingüísticas e musicais de cada região em que foi desenvolvida. Em solo capixaba, a influência veio dos negros de cultura banto (originária de Angola) durante o ciclo do café.
Com o objetivo de unificar esta manifestação cultural e buscar representação não só em eventos locais, mas também em eventos de maior repercussão, tal como a Literamérica, a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e a Federação das Bandas de Congo do Espírito Santo criaram a banda “Congo de Mestres”.
Em Nossa Senhora do Livramento, município situado a 36km de Cuiabá, a dança é representada na tradicional Festa de São Benedito e também possui influências da cultura africana. O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, acredita que a aproximação destas duas vertentes da tradicional Dança do Congo, está inserida na proposta da Literamérica, de integração cultural.
Além da participação de Estados brasileiros, o Encontro Sul Americano de Culturas Populares contará com a presença de países como Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Itália, entre outros, com apresentações diárias na feira.
A Literamérica 2006 é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais.
O congo
Tradicional dança em que os homens tocam os instrumentos e as mulheres representam as rainhas, que trajam vestidos longos, nas cores azul ou branco com enfeites, e levam à frente o estandarte com os Santos de louvor: São Benedito, São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora do Rosário. Historicamente, a origem do Congo remonta ao Brasil colonial. Mas a sua fundamentação mítica formou-se ainda na África, quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar.
Comentários