Estado abre mil vagas para o curso de formação ‘Profuncionário’
De acordo com a coordenadora estadual do ‘Profuncionário’, Maria Aparecida Nolasco, serão oferecidas 1000 vagas, sendo 200 para a rede Estadual e 800 para as Municipais. “Podem se inscrever para o curso secretários, merendeiras, vigias e outros profissionais que trabalham com a Educação Básica e que não participaram do programa ‘Arara Azul’”, destacou Maria Aparecida.
A qualificação terá duração de 18 meses, com carga horária de 1.260 horas e acontecerá de forma presencial (dois encontros) e a distância (via on-line). Serão oferecidos quatros cursos para técnicos: Gestão; Multimeios Didáticos; Alimentação Escolar e Meio Ambiente.
Maria Aparecida informa ainda que o local e a data para a realização do evento não foram definidos. “Realizaremos, na próxima quarta-feira (06.09), uma reunião com a coordenação executiva de cada pólo do Estado para discutir sobre o assunto”, explica ela.
Os municípios interessados em participar deverão assinar o termo de adesão e encaminhar a demanda com os nomes dos cursistas para a Undime. Para os servidores do Estado, a escola deverá enviar o quadro de nomes para a Seduc nos seguintes endereços eletrônicos cida.nolasco@seduc.mt.gov.br e eunice.dias@seduc.mt.gov.br. Também podem ser enviados por fax pelo número: (65) 3613-6405.
Arara Azul
O programa ‘Profuncionário’ foi implantado pelo Ministério da Educação (MEC) e teve como referência o projeto “Arara Azul” desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso. O Arara Azul, que é um curso de profissionalização, permite que os técnicos e apoios administrativos tenham um incremento salarial de no mínimo 40%. Implantado no ano de 2001, teve uma reformulação em 2003. Desde então, profissionalizou 2.594 técnicos e apoios administrativos.
O ‘Profuncionário’ também foi implantado nos Estados de Pernambuco, Paraná, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Piauí.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3613-6440.
Comentários