Airbus realiza primeiro vôo-teste do A380 com passageiros
O avião levantou vôo em Toulouse (sul da França). O vôo foi o primeiro de uma série de quatro que devem ser realizados nesta semana, para realizar os testes do ambiente na cabine dos pilotos e dos sistemas do avião com os passageiros a bordo.
A Airbus informou que está em dia com a construção do primeiro A380 a ser entregue a um cliente, a Singapore Airlines, o que deve acontecer no fim deste ano. As próximas entregas, no entanto, devem sofrer um atraso de cerca de seis meses.
A onda de atrasos na construção das próximas unidades levou a Airbus a nomear hoje um novo chefe para o programa A380, Mario Heinen --que irá substituir Charles Champion.
Outras mudanças já haviam ocorrido devido aos atrasos no programa --inclusive no cargo de executivo-chefe: Gustav Humbert já havia sido tirado do cargo, tendo substituído por Christian Streiff (Champion permanecerá como conselheiro de Streiff).
O novo executivo-chefe da Airbus --uma divisão do grupo europeu do setor aeroespacial EADS (European Aeronautic, Defence & Space)-- interrompeu o processo de novas contratações na Airbus e deve preparar um relatório para os acionistas da empresa até o fim deste mês sobre os atrasos no programa A380, bem como os resultados de uma auditoria.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros.
O modelo a ser entregue à Singapore Airlines , no entanto, deve ser semelhante ao que foi realizado no vôo-teste de hoje --configurado para transportar 474 passageiros.
Os funcionários que participaram do vôo --entre eles 25 técnicos de equipamentos da cabine-- foram sorteados entre os que se apresentaram como voluntários, em um concurso interno da empresa. Os passageiros experimentam itens como o conforto dos assentos, as refeições e o ar-condicionado da cabine.
O avião está nas fases finais de testes --a equipe de pilotos do novo avião já completou 1.900 horas de vôo no A380.
Comentários