Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 07:48

    Imprimir


A Controladoria Geral da União inicia hoje uma auditoria em 97 municípios de Mato Grosso que firmaram convênio com a Planam, principal empresa da máfia das ambulâncias. A previsão é de que o trabalho esteja concluído num prazo de 45 dias, sendo uma parte de verificação documental e outra de verificação física.

A idéia é passar um pente-fino em todos os contratos feitos com a Planam e parceiras em cerca de 600 cidades. "O objetivo principal é determinar precisamente o valor desviado e identificar os responsáveis pelos desvios, com vistas ao ressarcimento dos cofres públicos", disse o ministro da CGU, Jorge Hage.

A Polícia Federal prendeu 47 pessoas em maio na Operação Sanguessuga, que investigava esquema de venda superfaturada de ambulâncias para prefeituras com verbas de emendas ao Orçamento da União. A CPI dos Sanguessugas já citou 90 parlamentares sob suspeita de terem apresentado emendas ao orçamento para beneficiar o esquema, em troca de propina.

A triagem dos contratos com os municípios será feita por técnicos da CGU, em parceria com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS e o Tribunal de Contas da União (TCU). Serão cerca de 450 técnicos analisando 1.600 convênios. Mas o número pode ser maior.

Segundo Hage, esses são só contratos já concluídos. "Pode haver muitos outros. Nosso ponto de partida foi o recolhimento das prestações de conta dos convênios já executados, que recolhemos num determinado dia de surpresa em todas as unidades do Ministério da Saúde. Recolhemos 3.048 prestações. Agora, é possível que haja a presença do grupo em outros municípios, cujos convênios ainda não tenham sido executados."

Depois de Mato Grosso, os Estados em que mais municípios fecharam convênios com empresas ligadas ao esquema sanguessuga são Paraná (70), Minas (71), Rio (47) e Rondônia (46). Mapeamento concluído pela CGU aponta o envolvimento de pelo menos 25 empresas, ativas e não ativas.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277909/visualizar/