Secretário divulga programação da Literamérica 2006
Na ocasião o secretário falou da importância da feira para o Estado, para o país e todos os países. “A Literamérica já é um ícone da integração sul-americana, jamais a cultura teve tanta coragem de lançar um evento tão marcante como este”, contempla.
O secretário também fez questão de ressaltar a confirmação da presença dos embaixadores dos países sul-americanos, além de representantes dos países convidados: Portugal, Itália e Espanha. “A Literamérica 2006 irá fomentar não só a cultura, mas abrirá as portas para outras áreas sócio-econômica, tais como, o turismo e até mesmo o agronegócio”, finalizou.
A FEIRA
A Literamérica vai para a segunda edição e já é considerada um dos maiores eventos do Estado. Ano passado 65 mil pessoas estiveram no local. Já este ano a expectativa é receber 250 mil visitantes, já que os dias de feira aumentaram de cinco para nove.
Mas a Literamérica não é só uma feira voltada aos apaixonados por uma boa leitura. Ela também oferece um espaço para estudantes do Ensino Fundamental das redes pública e privada e para universitários. A estimativa é de que pelo menos 10 mil alunos por dia visitem a feira, além dos universitários.
A feira é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a cadeia produtivos da cultura, representados por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais e coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimeMTo).
A Literamérica pretende fomentar a leitura, com a democratização do acesso ao livro, apoiar a produção literária e incentivar não só o intercâmbio cultural, mas também sócio-econômico.
Comentários