Furacão John mata duas pessoas no México
"Duas pessoas faleceram na comunidade de El Coro, no município de Los Cabos", disse o diretor-geral da Segurança Pública municipal, Joel Cota, que não especificou as circunstâncias das mortes. Além disso, na mesma localidade um veículo com duas pessoas a bordo foi arrastado. Uma foi resgatada e a outra está desaparecida, acrescentou o funcionário.
O furacão, que atingiu a Baixa Califórnia na tarde de sexta-feira com categoria dois na escala Saffir Simpson (até cinco), caiu durante a noite para a categoria um, com ventos de 160 km/h e rajadas mais fortes.
O Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos, com sede em Miami, informou que espera uma queda ainda mais acentuada da intensidade do fenômeno à medida que o mesmo avance por terra firme. Às 11h00 GMT (8h00 de Brasília), o John estava 15 km ao norte-noroeste de La Paz, capital do estado da Baixa Califórnia Sul, com uma velocidade de 15 km/h.
No momento da chegada ao litoral, o fenômeno apresentava ventos de 175 km/h e rajadas de 215 km/h. O olho do furacão tinha um diâmetro de 18 quilômetros, segundo o Sistema Meteorológico Nacional (SMN) em seu último relatório.
John tocou a terra às 19h local (21h em Brasília) no Cabo Pulmo, 45 km a noroeste do Cabo San Lucas. Segundo a Defesa Civil, cerca de 5 mil turistas estrangeiros, a maioria americanos, foram retirados da zona, enquanto pelo menos 10 mil permanecem em hotéis com instalações próprias para enfrentar furacões.
A aproximação de John trouxe intensas chuvas à Baixa Califórnia, mas os aeroportos internacionais de San José del Cabo e La Paz permanecem abertos, do mesmo modo que as estradas da região.
Apenas estradas vicinais, que levam a uma dezena de comunidades rurais e onde moram cerca de 15 mil pessoas, estão bloqueadas pela cheia dos rios da região, disse o prefeito de San José del Cabo.
As fortes ondas provocadas por John obrigaram o fechamento dos portos de San José del Cabo, La Paz, Loreto e Cabo San Lucas, acrescentou o prefeito.
Em Cabo San Lucas cai apenas uma persistente chuva fina, o que não impede a circulação de veículos. Muitos curiosos vão até a beira do mar para ver as fortes ondas, mas a maioria da população permanece em casa.
O fornecimento de energia elétrica, o serviço de água potável e as linhas telefônicas funcionam normalmente em Cabo San Lucas.
Comentários