Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 14:09
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Será lançada ainda este ano uma edição da cartilha do programa 'Estou Legal', da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), em parceria com o Ministério do Turismo. A coordenadora do Programa de Qualificação e Certificação do Turismo, Leila Cristina de Souza Cunha, diz que o objetivo é colaborar para que as empresas e equipamentos turísticos se organizem de acordo com os padrões mínimos que envolvem a atividade turística.

“A cartilha trata de vários assuntos e dá dicas de como o empresário deve proceder em vários aspectos”, diz a coordenadora. A idéia é lançar a cartilha em pelo menos duas cidades de cada um dos quatro pólos de Mato Grosso. A primeira edição foi lançada em 2005 com a veiculação de dois mil exemplares e está esgotada.

Na opinião da secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis, o setor deixou de ser apenas um segmento de atendimento a viagens de passeio ou lazer e passou a ser visto como um pilar da economia de Mato Grosso. “Cada vez mais a qualidade dos serviços ganha destaque e importância na vida das empresas como diferencial diante da acirrada concorrência de mercado. É preciso oferecer serviço de qualidade para conquistar até o visitante mais exigente”.

Segundo Yêda Marli, o turismo faz parte do setor terciário da economia, que abrange atividades relativas à prestação de serviço em diversas áreas. Sendo assim, tanto as empresas quanto as destinações turísticas precisam adequar suas estratégias de negócios visando à melhoria contínua dos serviços prestados. “A nossa equipe está empenhada neste trabalho de orientação e qualificação do setor”.

Outro objetivo do projeto 'Estou Legal' é fazer com que as empresas se cadastrem junto ao Ministério do Turismo. Em 2003, ano em que o programa começou a ser implantado, a equipe da Sedtur, em parceria com representantes de várias outras entidades, fizeram 52 visitas. “Além disso, realizamos um evento com a participação de representantes de 123 empresas do setor. O resultado foi o cadastramento de 52 empreendimentos junto ao Ministério do Turismo. A partir de então, este número só aumentou”, explica Leila de Souza.

Em 2004, uma parceria entre a Sedtur e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso (Crea/MT) garantiu a visita de uma equipe composta por técnicos de várias áreas em 127 empresas espalhadas pelos municípios de Cáceres (225 km de Cuiabá), Poconé (104 km de Cuiabá) e Barra do Garças (509 km de Cuiabá). “Nossa principal meta é garantir a segurança do turista. Para isso, durante as visitas verificamos todas as instalações e orientamos as pessoas a melhorarem o que está errado”.

A coordenadora diz que, depois destas visitas, a equipe concluiu que faltava informação para os empresários do trade. “Então resolvemos lançar a cartilha com todas as dicas sobre como o empresário deve proceder. A primeira edição foi feita em 2005 e divulgada em várias regiões”. Ainda em 2005, a equipe também visitou 94 empresas, nos municípios de Sinop (500 km de Cuiabá), Alta Floresta (803 km de Cuiabá), Jaciara (144 km de Cuiabá), Juscimeira (157 km de Cuiabá) e Rondonópolis (212 km de Cuiabá).

O lançamento da edição 2006 da Cartilha 'Estou Legal' está previsto para este semestre. A idéia é divulgar o trabalho em pelo menos duas cidades de cada um dos quatro pólos. No da Amazônia, a programação é para Sorriso (420 km de Cuiabá) e Campo Novo do Parecis (396 km de Cuiabá). Já no Araguaia, será nas cidades serão São Feliz do Araguaia (1.200 km de Cuiabá) e Nova Xavantina (645 km de Cuiabá). No Cerrado, as contempladas serão Primavera do Leste (231 km de Cuiabá) e Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) e, no Pantanal, o lançamento será em Barão de Melgaço (113 km de Cuiabá) e Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) .

Programas -

Yêda Marli aproveita para dizer que, dentro de uma política estadual com metas previstas até 2013, estão sendo executados 17 programas. Dentre eles, os mais relevantes são: a Regionalização do Turismo; o Campeonato de Pesca; a Festa Internacional do Pantanal; o Turismo Rural; o Etnoturismo e vários outros que abrangem 120 municípios do Estado de Mato Grosso.

Serviço

Os interessados em obter mais informações sobre o projeto Estou Legal podem procurar a Sedtur, instalada na rua Voluntários da Pátria, esquina com a Ricardo Franco, no Centro de Cuiabá, ou pelo telefone (65) 3613-9300, com a coordenadora Leila Cristina.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278355/visualizar/