Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 08:33

    Imprimir


O candidato a governador do Rio Grande do Sul do PP, Francisco Turra, manifestou e recebeu apoio do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), no horário eleitoral do rádio desta sexta-feira. Turra afirmou que, como candidato, não pode ficar em cima do muro. O progressista esclareceu os motivos da escolha pelo tucano. Já o candidato à reeleição, Germano Rigotto (PMDB), manifestou interesse pelo projeto de biodisel do candidato à reeleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Meu candidato à Presidência é Geraldo Alckmin. Estou com ele, porque temos o mesmo ideal de Brasil decente e desenvolvido. Mas esse não é só um apoio político. Juntos construímos uma plataforma comum para o futuro do nosso Estado", disse Turra. Alckmin prestou depoimento no programa dizendo que agradecia o apoio do PP-RS por ter o mesmo ideário de trabalho do PSDB. A parceria dos dois candidatos aborda redução de pagamento da dívida do Estado de 19 para 10% da receita corrente líquida, compensação pelas exportações gaúchas, criação do ministério da segurança pública, recursos para a irrigação, aplicação dos recursos da CPMF na saúde, valorização do turismo como atividade econômica, unificação dos ministérios da agricultura e desenvolvimento agrário.

O candidato à reeleição, Germano Rigotto (PMDB), apresentou um programa gravado na Expointer. "A Expointer é um momento de retomada do trabalho que nós estamos fazendo para que o agronegócio continue sendo uma alavanca para o desenvolvimento do nosso Estado", disse. Ele destacou dentre as ações de seu mandato ações como o RS Rural que investiu na agricultura familiar, a troca de sementes certificadas dos agricultores e o crédito do Banrisul. Rigotto manifestou apoio ao programa de biodisel do governo federal: "apoiamos o bom programa do governo federal em relação à geração de bioenergia. Nós estamos aproveitando e fazendo parcerias, dando incentivos para que as usinas de biodisel sejam construídas no Rio Grande do Sul".

Já a candidata do PSDB, Yeda Crusius, não contou com apoio do Alckmin ainda. Ela apresentou hoje o ítem de sua proposta de governo que diz respeito ao plano estadual de irrigação. Yeda prometeu dar apoio técnico e facilitar a aquisição de equipamentos, e investir em pesquisas biotecnológicas: "vamos desenvolver sementes mais resistentes às secas", disse.

Beto Grill (PSB) fez proposta para a Metade Sul do Estado, prometendo gestão regionalizada, com atenção diferenciada para as cidades mais pobres. "Diversificação econômica, irrigação, atração de novos investimentos são obrigação do governador", segundo Grill. O candidato do PV, Edison Pereira, quer alavancar o projeto do trem bala gaúcho, a partir de recursos providos de fundos como o Protocolo de Kyoto. "É um projeto viável. Não é um delírio", acredita o candidato. Roberto Robaina (Psol) denunciou um pacto entre os partidos maiores para se manterem no poder. Se comprometeu a combater a sonegação, reduzir os cargos de confiança, investir em saúde, educação e segurança pública e valorizar o funcionalismo e o serviço público. O democrata cristão, Pedro Couto (PSDC), disse que implantará ambiciosos projetos habitacionais, que contemplarão as famílias mais necessitadas, se for eleito.

O programa de Olívio Dutra (PT) contou com a agenda de caminhadas e visitas ao interior do Estado. Olívio foi apresentado como "um homem que tem ética e dele não se pode falar nada". Depoimentos de eleitores destacaram a popularidade do candidato como homem simples e próximo das pessoas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278462/visualizar/