Inscrições para 'Observatório da Educação' terminam hoje
A parceria da Capes/MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) é apoiar projetos de pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu que desenvolvam estudos voltados à educação. Os estudos servirão de base para a formulação de políticas educacionais, subsidiando as ações do governo.
O Inep possui um banco de dados muito amplo, entre eles, o Censo Escolar e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mas o seu presidente, Reinaldo Fernandes, quer ampliar a utilização desses dados.
Ao estimular a formação de mestres e doutores para atuar nas áreas de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de docentes, o observatório quer aumentar a produção acadêmica e científica sobre educação. Os projetos terão duração de quatro anos. A apresentação deverá ser feita por núcleos de, pelo menos, dois docentes orientadores e por, no mínimo, um estudante de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de um mesmo programa de pós-graduação stricto sensu.
Outra modalidade prevista é a apresentação por núcleos em rede, compostos por, pelo menos, três docentes orientadores e por, no mínimo, três estudantes de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de pelo menos dois programas de pós-graduação stricto sensu diferentes.
Comentários