Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 18:15

    Imprimir


O ex-deputado federal e ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, recebeu na noite da última quarta-feira (30.08) o apoio dos dirigentes de 28 das associações de moradores de bairros que compõem a UCAM (União Coxipoense de Associações de Moradores). O apoio foi declarado durante reunião na sede da entidade, no bairro Chácara dos Pinheiros, com a presença de cerca de 80 líderes comunitários.

Rodrigues Palma foi recebido pelos líderes com muita alegria e entusiasmo. “Ele foi o fundador do movimento comunitário em Mato Grosso. O nome dele está lá na ata de fundação da Femab (Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros) e da Conam (Confederação Nacional de Associações de Moradores)”, afirmou Valmir Cardoso, presidente da UCAM.

Depois de apresentar suas propostas de trabalho, Palma conversou com os presentes, ouviu opiniões e propostas. Entre elas a de lutar por mais melhorias para os bairros. “Esta foi e sempre será a minha luta: por melhores condições de vida dos moradores dos bairros. Foi e sempre serei um parlamentar municipalista e comunitário”, afirmou.

Palma relembrou que à época em que foi prefeito de Cuiabá procurou sempre trabalhar com as associações de moradores. Seus projetos de pavimentação e urbanização da cidade só obteve sucesso porque as comunidades estavam juntas, recordou. “Essa força das comunidades é que faz as coisas acontecer”, anotou.

Outra proposta surgida na reunião foi a de fortalecer as entidades comunitárias assegurando o funcionamento delas por meio de incentivos. Palma disse que vai ampliar a discussão sobre o assunto e já adiantou que é possível a criação de um fundo comunitário, com o objetivo de contribuir para o funcionamento das entidades. “Vamos ampliar esse debate”, propôs.

Palma também enfatizou que outros projetos visando a melhoria dos bairros vem sendo preparado por ele, os quais pretende levar para a Câmara Federal e, com a autoridade do mandato, discutir com os prefeitos, com o governador e com os ministros. “Tenho bom trânsito no Ministério das Cidades e muitos de nossos projetos podem ser viabilizados”, apontou, lembrando de um convênio entre o governo do Estado e o Ministério das Cidades, viabilizado pelo deputado Carlos Brito e apoiado por ele, para a regularização fundiária em Mato Grosso. “Muitos moradores que sofrem com o problema, terá a documentação de seus imóveis em breve”.

Apoio comunitário

“Oitenta por cento das associações de moradores da região do Coxipó estão fechadas com Rodrigues Palma e Carlos Brito”, garantiu Valmir Cardoso. Segundo ele, este apoio surge “justamente por que são dois companheiros que sempre valorizaram o movimento comunitário”. Ele recordou que Palma, além de ajudar a fundar a Femab e a Conan, foi o fundador da primeira associação de moradores de Mato Grosso, a do bairro Pico do Amor.

Lino Garcia, presidente da Associação de Moradores do Parque Ohara, lembra que Rodrigues Palma inaugurou em Mato Grosso um novo estilo de fazer política, que é justamente o de “trabalhar com as associações de moradores de bairros”. “Assim ele sabe o que realmente o cidadão precisa, porque é nos bairros que vive a população. Portanto, o político que quer mesmo saber o que o povo precisa, tem que ouvir os representantes diretos do povo, que são os dirigentes comunitários”, observou.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278614/visualizar/