Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 18:09
Por: Fabíola Cunha

    Imprimir


A notícia de que o governo federal irá antecipar R$ 1 bilhão para apoiar a comercialização da próxima colheita de soja deve ser encarada com cautela pelo produtor, disse o coordenador do Centro Grãos, John Birkhan: “Enquanto não houver um regulamento que detalhe essa antecipação não podemos calcular os benefícios”, ponderou.

Ele acredita que as resoluções do governo para ajudar o setor são sempre bem vindas, mas “às vezes o governo faz muita publicidade de um fato e quando vamos ver, não é tudo isso”.

Segundo Birkham, o Prêmio Equalizador ao Produtor (Pepro) e o Prêmio de Equalização da Soja (Pesoja) deste ano justificam a cautela com o anúncio feito hoje, já que as duas modalidades possuíam regras muito complicadas e acabaram excluindo produtores a quem deveriam ajudar. O Pesoja teve, em suas últimas edições, pouca participação das indústrias devido justamente às regras do edital - que dificultavam a fixação da data de escoamento dos grãos.

O mecanismo utilizado pelo governo desta vez será o Prêmio de Risco para Opção Privada de Venda (Prop) e, segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edílson Guimarães, poderá ocorrer já em setembro.

No Prop, os compradores de soja arrematam o prêmio do produto e depois lançam um leilão para adquiri-lo dos produtores, o que pode garantir um valor alto pela soja: “A antecipação de R$ 1 bilhão permitiria que o sojicultor se preparasse melhor para o ano que vem”, finalizou.





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278900/visualizar/