Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 29 de Agosto de 2006 às 17:57

    Imprimir


O deputado Mauro Savi (PPS), líder do governo na Assembléia Legislativa, afirmou ontem (28), que cobrará da administração pública estadual o cumprimento da Lei Complementar nº 61/99, que autoriza a criação e instalação de campus da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em Várzea Grande.

Objetivo é ampliar a oferta de vagas no ensino universitário gratuito em toda a Baixada Cuiabana, compreendendo a região geoeducacional integrada por Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Poconé, Acorizal, Santo Antonio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Cuiabá.

De acordo com a referida norma legal, os cursos da grade curricular somente deverão ser definidos após ampla pesquisa junto à clientela educacional, especialmente alunos e professores, observando-se as peculiaridades culturais e históricas regionais, respeitando-se ainda a tendência do mercado com relação à absorção de mão-de-obra qualificada e especializada.

Segundo profissionais do ensino de 3º grau que atuam no Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande, “a UNEMAT será muito bem-vinda para atuar, com prioridade, na formação qualitativa de professores e, complementarmente, na requalificação e treinamento de mestres para o ensino fundamental e de 2º grau, segmentos que, apesar dos avanços já obtidos, ainda ressentem, em algumas áreas, de profissionais qualificados, vetor relevante para a melhoria continuada do ensino básico ministrado”.

“Fui procurado por lideranças e pais de famílias de Várzea Grande pedindo-me para interceder junto ao Governo do Estado no sentido de viabilizar a presença da UNEMAT na cidade. E, como já existe a Lei Complementar que trata do assunto, fica mais fácil o início das negociações. Acredito que o governador Blairo Maggi (PPS) vai se mostrar sensível à reivindicação pertinente”, esclarece Savi.

Estimativas avaliam que aproximadamente 15 mil alunos de famílias de baixo poder aquisitivo, radicadas na Baixada Cuiabana, estejam impossibilitadas de ingressar no ensino universitário em virtude da inexistência de vagas compatíveis com essa demanda insatisfeita.

Para a socióloga Gleicy Moraes Ribeiro “é importante para Várzea Grande contar com a UNEMAT já que não existe ensino de 3º grau gratuito na cidade, o que, certamente, dificulta o acesso de muitos alunos a esse nível de aprendizado gratuito. É preciso romper o estigma de que Várzea Grande é a cidade das faculdades particulares. A UNEMAT tem o dever institucional de ser a entidade implementadora dessa desejada mudança”.

Para Savi, “a UNEMAT será um eficiente instrumento de inserção social na região da Baixada Cuiabana. E isso tem que ser entendido pelas autoridades estaduais que administram o ensino superior”. E acrescenta que “esta luta pela implantação da Universidade na terra de Couto Magalhães não é uma luta só minha. Ela é de toda a população do Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande, especialmente da sociedade várzea-grandense”.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279236/visualizar/