Movimento Comunitário entrega proposta para Maggi e Jaime
O presidente da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, observa que o Movimento Comunitário já está engajado na campanha da coligação e destaca que o evento é de suma importância, no momento, para apresentar a 'Proposta Comunitária', que tem como foco central a infra-estrutura básica, com ênfase para o saneamento e pavimentação asfáltica, e geração de emprego e renda.
Outro destaque do documento é o pedido de criação da Secretaria Adjunta de Ação Comunitária, que deverá ser interligada à Secretaria de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
Édio Martins argumenta que essa secretaria adjunta irá receber as demandas dos bairros, distribuir às pastas competentes, acompanhar passo-a-passo todo o processo de reivindicação e dar satisfação aos líderes comunitários sobre o andamento de cada pleito.
Já o presidente da União Coxipoense (Ucam), Valmir Cardoso, fundador do movimento comunitário em Mato Grosso e no Brasil, considera o evento inédito e a maior oportunidade para que os dirigentes de bairros continuem sendo parceiros desse governo. "A gestão Maggi nos devolveu a auto-estima. O respeito com os nossos presidentes de associações de bairros foi a sua marca registrada. Sem falar no treinamento e capacitação que pudemos ter durante o seu governo", arremata.
Para o presidente da União Varzeagrandense (Univab), Matheus Magalhães, a seqüência do trabalho do Movimento Comunitário com o governo Blairo Maggi é fundamental para melhorar a qualidade de vida das comunidades, principalmente dos bairros carentes da Cidade Industrial. "Nós temos esperança de que, em pouco tempo, a realidade dos bairros de Várzea Grande e outros municípios seja bem melhor do que há alguns anos atrás", resume Matheus.
O presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias, um dos 'pontas-de-lança' do governo Maggi no diálogo com os movimentos populares, entende que os comunitários têm desempenhado papel preponderante na colaboração com o Estado. "Partiu do Movimento Comunitário, por exemplo, a parceria desenvolvida pelo Projeto 'De Mãos Dadas', resultou em diversas obras para a Grande Cuiabá, principalmente asfalto para as linhas de ônibus", resume Éder de Moraes.
Comentários