Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 18:10

    Imprimir


O governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), tentou nesta segunda-feira angariar apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua candidatura à reeleição, num momento em que o principal adversário, Cid Gomes (PSB), avança na preferência do eleitorado cearense.

Alheio à orientação geral do PSDB, que tenta emplacar Geraldo Alckmin na Presidência da República, Alcântara tem utilizado freqüentemente a imagem de Lula para buscar votos, ignorando o candidato oficial de sua legenda.

"Tenho relações pessoais com o presidente (Lula). Eu, como governador, tenho e vou ter", afirmou Alcântara a jornalista ao deixar o Palácio do Planalto.

Perguntado se o presidente seria um bom puxador de votos, o governador evitou responder, mas demonstrou que o desempenho de Lula no Ceará tem fundamentado suas decisões em torno da campanha. "Bom, olha as pesquisas que vocês estão vendo lá", disse.

Na reunião com Lula, segundo uma fonte do Palácio do Planalto, Alcântara evitou pedir abertamente auxílio ao presidente para sua campanha, mas deixou no ar suas intenções.

"Ele argumentou que suas ligações com Lula podem auxiliá-lo fortemente na disputa no Ceará", disse a fonte, sob a condição do anonimato.

O governador aproveitou a oportunidade para queixar-se de uma tentativa de monopolização da imagem do presidente pelo seu opositor, o candidato Cid Gomes, irmão do ex-ministro Ciro Gomes, oficialmente apoiado por Lula.

"Apesar do presidente não ter lhe feito promessas (de apoio), ele deixou claro que vai continuar se vinculando a sua figura", contou a fonte.

LU-LU

Na briga pelos votos no Ceará, Alcântara chegou a utilizar imagens de Lula tecendo-lhe elogios no horário eleitoral gratuito, para desespero do seu partido.

Também permitiu a criação no Estado do comitê Lu-Lu (Lula- Lúcio Alcântara) com o objetivo de pegar carona na popularidade do presidente na região.

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira mostrou que Cid Gomes saiu da casa dos 35 por cento para 50 por cento, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno. Alcântara caiu de 54 por cento das intenções de voto para 37 por cento.

Num eventual segundo turno, segundo o levantamento, o candidato do PSB venceria o governador com 53 por cento dos votos contra 39 por cento.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279555/visualizar/