Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 17:58

    Imprimir


Campo Novo do Parecis – Eleito para o Senado, no que depender do trabalho de articulação do candidato pela coligação Mato Grosso Unido e Justo, o ex-governador Jaime Campos (PFL), o município de Campo Novo do Parecis terá um Porto Seco para agilizar as exportações.

O município ocupa o quarto lugar no ranking dos municípios exportadores mato-grossenses, com um volume que superou os US$ 200 milhões no ano passado. O compromisso foi firmado por Jaime Campos no fim-de-semana durante reunião realizada no Lions Club, com a presença do senador Jonas Pinheiro, do prefeito Sérgio Stefanello, vereadores e vários líderes.

"É um anseio e uma reivindicação da comunidade. No Senado vamos trabalhar juntamente com o senador Jonas Pinheiro e com toda a bancada federal para que aqui no município seja instalado um porto seco", disse Jaime Campos, durante a reunião que foi realizada à noite na cidade logo após a carreata feita pela Caravana 23, que, liderada pelo governador Blairo Maggi percorreu várias cidade da região Noroeste. O roteiro foi encerrado no domingo com carreatas nos municípios de Campos de Júlio e Sapezal.

Para que o Porto Seco seja instalado em Campo Novo do Parecis, o projeto precisa ser aprovado pelo Congresso, daí a importância da articulação dos representantes federais de Mato Grosso em Brasília. De acordo com o secretário de Finanças de Campo Novo do Parecis, Cezar Azevedo, entre os produtos exportados estão à soja, algodão, açúcar, girassol, amendoim e milho pipoca. "Com o Porto Seco, a mercadoria já sai preparada pela alfândega direto para o embarque no navio", explicou o secretário.

A idéia foi lançada em 2004 pelo governador Blairo Maggi tendo em vista a ótima localização geográfica de Campo Novo do Parecis, cujo entroncamento rodoviário fica eqüidistante dos portos de Itacoatiara (Amazonas) e de Paranaguá (Paraná). O Porto Seco, ou EADI (Estação Aduaneira Interior), é um terminal alfandegário de uso público, utilizado para a movimentação e armazenagem de mercadorias (sujeitas aos serviços da Secretaria da Receita Federal), onde se faz o processamento de despacho de importação e exportação, com a conferência e desembaraço aduaneiros.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279558/visualizar/