Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 13:24

    Imprimir


Representantes da comunidade indígena Nhambiquara prestigiaram a carreata da Caravana 23 no município de Sapezal (410 km de Cuiabá) e manifestaram apoio à reeleição de Blairo Maggi (PPS). Num rápido encontro ocorrido na Praça André Maggi, o governador ganhou de presente uma “Espada de Guerra” usada pelo cacique e um colar, usado para proteger o candidato dos “maus espíritos”. “Estamos sempre abertos para ouvir as reivindicações e estudar soluções para os problemas das comunidades indígenas”, declarou Maggi.

A comunidade Nhambiquara solicitou ao governador a construção de novas casas populares em terras indígenas, por meio do programa que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado. Na região existem três aldeias da etnia Nhambiquara com uma população de 180 índios. “Também viemos pedir o apoio do governador em Brasília para projetos que tramitam na Funai (Fundação Nacional do Índio), entre eles a exploração do ecoturismo em terras indígenas”, disse o presidente da Associação da etnia Nhambiquara, o índio Ademir Iamixe.

De acordo com Blairo Maggi, o governo também tem interesse no projeto de ecoturismo indígena e o programa deve ser incluído nos roteiros turísticos após a aprovação da Funai.

Hoje um dos principais problemas enfrentados pela comunidade indígena é a falta de fonte de renda, por isso eles procuram novas alternativas. O chefe do executivo garantiu que novas casas serão construídas para atender a comunidade Nhambiquara.

Outro assunto rapidamente abordado no encontro foi o asfaltamento do trecho de estrada que corta área indígena entre Sapezal e Campo Novo do Parecis. O projeto precisa da autorização da Funai, Ibama, Ministério Público e outras entidades para que seja concretizado. “A comunidade sempre apoiou o asfaltamento, mas a estrada passa também pela etnia dos Parecis. Já houve um acordo com as lideranças de lá que concordam com o asfaltamento, mas o pedágio deve continuar em favor dos índios.

Nós não temos interesse no pedágio, mas entre o Parecis as opiniões estão divididas”, afirmou o presidente da associação da etnia Nhambiquara. O pedágio neste trecho que corta a Aldeia Utiariti da etnia Pareci é cobrado pelos índios desde 1997.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279645/visualizar/