Google faz acordo com eBay para publicidade fora dos EUA
O eBay anunciou que, para anúncios internacionais em formato texto, havia fechado acordo para usar exclusivamente o Google, abandonando seu atual parceiro, o Yahoo, que em maio assinou acordo paralelo para cuidar de toda a publicidade do eBay no território dos Estados Unidos.
O contrato com o eBay é parte de uma série de acordos que o Google vem anunciando este mês. Anteriormente, a empresa havia informado que começaria a testar um sistema de distribuição de vídeos bancado por publicidade, em parceria com a MTV Networks, e também havia fechado acordo para prover anúncios a usuários da MySpace e outros serviços online controlados pela News Corp.
"Esse (mais recente acordo com o eBay) é de fato o mais importante entre essas áreas", disse Eric Schmidt, presidente-executivo do Google, em entrevista por telefone.
"Agora se pode ver a estratégia do Google em cada um desses novos mercados", disse Schmidt sobre os acordos de distribuição de vídeo com a MTV e de publicidade com a MySpace e eBay. "Trata-se de negócios muito grandes para nós. Não sei com que velocidade crescerão."
Separadamente, no domingo, o Google anunciou que iria além dos serviços de busca e publicidade e começaria a operar no mercado de software para empresas, inicialmente por meio de um conjunto de programas disponíveis via Web para email, serviços de agenda e comunicações. A empresa planeja acrescentar programas adicionais no futuro.
Os termos financeiros do acordo anunciado incluem receita compartilhada, mas as empresas não revelaram detalhes específicos. O eBay afirmou que não espera que o acordo com o Google exerça impacto financeiro significativo sobre seus resultados em 2006 e 2007.
Comentários