Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 07:32

    Imprimir


As escolas estaduais da zona rural deverão incluir no currículo orientação sobre o manuseio de agrotóxicos e similares. A proposta está sendo debatida na Assembléia Legislativa, por meio de um projeto de lei apresentado pelo deputado José Carlos de Freitas (PFL). O objetivo do parlamentar, com a propositura, é ampliar o conhecimento dos alunos para a manutenção da saúde e conservação ambiental.

Também são objetivos do projeto de lei difundir as noções relativas à utilização correta dos agrotóxicos nas escolas e discutir técnicas alternativas de agricultura, com menor impacto sobre o ser humano, visando também o equilíbrio ambiental, além de orientar e capacitar professores de ensino fundamental, nas escolas estaduais da zona rural, realizando discussões sobre o meio ambiente, o equilíbrio da natureza, a interação do ser humano com o ambiente e a problemática do uso do agrotóxico.

“Nosso objetivo é levar aos estudantes da zona rural, futuramente, um empreendedor no campo, o conhecimento, para respeitar o meio ambiente e cuidar de sua saúde. O foco de preocupação está centrado na realidade pragmática do constante manuseio de agrotóxicos e biocidas por crianças e adolescentes na zona rural, cujas conseqüências constituem danos gravosos à saúde e ao bem-estar”, acrescenta Freitas.

O parlamentar ainda cita que estudos publicados e até mesmo o próprio rótulo dos produtos alertam que os biocidas são produtos que, se utilizados de forma inadequada, podem causar doenças como câncer, degenerações genéticas e até levar à morte. “Levamos em consideração ainda a própria estrutura econômico-social de nosso Estado, cujo setor agrícola constitui ainda hoje uma das principais fontes econômicas”, finaliza.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279777/visualizar/